VIOLENCIA E DESCASO EM FORTALEZA,BAIRROS NOBRES

CARTA ABERTA EM MANIFESTO AO FIM DA VIOLÊNCIA (REPASSEM):

Excelentíssimo Srs. Governador do Estado Cid Gomes e Prefeito Roberto Claúdio,
Acredito que não leiam ou possuam redes sociais. Mas definitivamente acredito no poder destas redes e estou arriscando que de alguma forma esse manifesto chegará até os excelentíssi...mos ou aos seus colaboradores. E espero assim, ter um pouco mais de paz onde vivo.
Moro a aproximadamente 4 quarteirões do senhor Excelentíssimo Governador... No entanto não tenho a paz que a sua segurança armada em cada esquina de sua casa lhe concede. Moro na Rua Osvaldo Cruz, esquina com Rua Silva Jathay e a contar de domingo passado dia 14/04 ao dia de hoje, quarta 17/04 assisti passiva da janela de meu apartamento aproximadamente 4 arrombamentos de carros em frente ao meu prédio e incontáveis gritos de "pega ladrão"... Pega ladrão com a pobre doméstica que chegava ou saia no fim do dia do seu trabalho em cada um dos muitos edifícios de luxo da região. Pega ladrão do senhor ou da senhora que descem de manhãnzinha ou no fim da tarde para sua caminhada de lazer na beira-mar. Pega ladrão do turista estrangeiro que visita nossa cidade e deixa seu dinheiro aqui. Pega ladrão do cidadão que paga seu imposto e espera ter o direito de ir e vir resguardado pelas autoridades competentes. Eu mesmo soltei tal grito: Pega ladrão, a apenas um quarteirão da minha casa, voltando sem nada em mãos, quando inocentemente achei que fazer as unhas no salão que fica a um quarteirão e meio de casa era algo seguro. Vã ilusão. Fui assaltada com arma nas costas, tendo tal marginal levado meu celular que era a única coisa que eu tinha comigo no bolso do short além do cartão de crédito que não o interessava, afinal, ele sabia que seria cancelado antes mesmo que tivesse chance de usá-lo. Isso ocorreu dois dias antes do aniversário do meu filho de um ano e hoje não fosse a minha total rendição no ocorrido que graças a Deus não me fez reagir a tamanha violência praticamente na porta de minha casa. Hoje meu filho ainda tem mãe.
Também a um quarteirão da minha casa, um outro apartamento de alto luxo foi invadido em uma ação absolutamente inimaginável de uma quadrilha que levou não "1", mais "8" carros de uma vez só dos moradores desse apartamento que repito ser: UM APARTAMENTO DE ALTO PADRÃO DE LUXO.
Eu morei um bom tempo na Europa e sei da tranquilidade que é andar a pé e até mesmo de madrugada sem olhar aflita para os lados esperando o primeiro marginal surgir.De usar um transporte público descente e eficiente sem passar por qualquer aflito de segurança ou distúrbio com tarados que aproveitam o ônibus lotado para roçar de forma nojenta em você. Meus sentimentos frente a realidade de minha cidade são de vergonha e medo.
Eu realmente gostaria de dizer a quem me pergunta que aqui é um lugar maravilhoso de se viver... Mas eu estaria mentindo Senhores Governador e Prefeito. Tenho absoluto pavor de viver em minha própria cidade. Cidade que nasci e cresci. Mas que não me sinto parte dela. Me sinto refém dela!
Uma cidade que quando vou passear na praia que fica a um quarteirão da minha casa com meu filho que ainda é um bebê, preciso lidar com a realidade da total desestrutura. Onde as calçadas não são adequadas ao ir e vir de pedestres, cadeirantes e crianças em seus carrinhos de passeio. Onde quando as luzes da cidade perdem força, as pessoas correm das ruas com medo que o escuro seja mais uma facilidade para o bandido se aproximar de quem ainda está transitando a pé. Onde paramos no sinal no trânsito e ao invés de escutarmos música e esquecermos os problemas do dia. Ficamos tensos... Olhando pelos retrovisores do carro quem vem e quem passa e contando os minutos para que o sinal abra e que possamos logo seguir rumo aos nossos destinos. Onde os parques são mal cuidados ou insuficientes para a quantidade de crianças que não possuem muitas opções de lazer. Uma cidade sem verde, com uma arborização medíocre, o que não faz sentido para uma cidade tão quente. De trânsito caótico e mal administrado, de ruas mal feitas e esburacadas.
Senhor governador e senhor Prefeito eu tenho vergonha da minha cidade. tenho vergonha por ela ter se tornado apenas isso... Por estar entregue e esquecida. Por ter a violência tratada como um percentual perdido dentro de índices que tentam justificar jogando a culpa nas drogas e na pobreza.
Agora, senhores governantes. Se existe mais pobreza, mais droga e mais violência. De quem é a culpa? Minha? pobre cidadã que faço minha parte pagando os impostos e inclusive exercendo minha função de parte operante do sistema quando sigo até a urna dando a um de vocês o poder de me governar para resolver tudo isso?
Se tem mais pobreza, tem menos investimento nesse setor por parte de vocês. Se tem mais drogas, alguma coisa anda falhando nos investimentos em educação desses jovens. E se tem mais violência, alguma coisa anda faltando a "sua" política de segurança pública dessa cidade e desse estado. Ou não? Acho que é claro e evidente que apenas a ronda não ta dando conta de inibir a violência. Que a guarda municipal é ineficiente e insuficiente. Honestamente, não sei qual a solução. Mas caros senhores, não é tempo de começar a levar isso a sério antes que isso aqui se torne Rio de janeiro e comecemos a lidar com estupros em Vans, chacinas em determinados pontos, praças tomadas por drogados? Enfim... O que estamos esperando para agir?
Acho que a atitude dos governantes de apenas dizer que não temos mais violência e que o que temos é um aumento do tráfego de drogas que gera certas ondas de violência. Além de ser absolutamente fantasioso me parece um caso claro de negação ao óbvio.
Espero senhor Governador e senhor prefeito. Que os senhores que possuem comitivas de seguranças de 100 homens em torno de suas famílias. Que essa verdadeira "tropa de elite" que os protege nunca falhe. E que os seus nunca sejam atingidos quanto tantas famílias vem sendo com a perda dos seus motivados pela brutal violência dessa cidade.
Eu espero de todo meu coração que os senhores queiram e façam algo para resgatar a auto-estima e o orgulho que perdi de viver e ser parte dessa cidade. Espero honestamente que se importem. Pois eu saberei me importar quando nas próximas eleições os senhores ligarem para minha casa com suas repetitivas mensagens programadas pedindo meu voto. Lembrarei fortemente do seu descaso a minha vida, a vida de meu filho e de todos os que me cercam.
Aguardo ansiosa sua manifestação frente ao meu desabafo e espero que a resposta não me venha em nada que não em ações. Pois de "disse me disse" já tenho bastante quando os senhores em seus horários políticos em tempos de eleições nos prometem defender e olhar por nossos interesses e no entanto assim que se elegem nos viram completamente as costas para sorte. Roleta da vida que uma hora nos rouba até essa sorte. Espero continuar contando com a minha. Pois o que me guarda hoje não são vocês. Mas essa sorte que até então não me faltou e que espero não me venha a faltar...

Grata pela sua atenção, atentamente:
Jordana São Thiago Melo
Uma das muitas cidadãs cansadas com tanto descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário