Troco aos gritos de Malafaia; vira Judas no Crato


Pastor Silas Malafaia é malhado no Crato

Com 4.300 votos neste ano, o personagem que mais incomodou a população cratense foi o pastor Silas Malafaia, o pastor homofóbico, segundo eleitores cratenses. Devido ao seu posicionamento supostamente preconceituoso em relação aos homossexuais, o pastor, foi eleito e malhado na noite de sábado como Judas do Crato.
Os concorrentes ao título foram o senador Renan Calheiros, que recebeu 3.817 votos, as drogas, com 1.804, em terceiro lugar, com 1.338, o Doutor Picaretonio Obra Lerda, seguido pela usina hidroelétrica de Belo Monte,1.263. Após a eleição democrática, a declaração do resultado aconteceu no último dia 9. Simbolizando a recusa do povo, foi confeccionado um boneco de três metros de altura que desfilou em uma carroça de tração animal pelas principais ruas da cidade. A obra é do artista plástico Everardo Oliveira. Neste sábado de aleluia (30), com a participação de artistas populares, bandas cabaçais, grupos de caretas e da sociedade, aconteceu o cortejo até o Centro Cultural do Araripe, onde é realizado o tradicional roubo ao sítio do Judas.
Silas Malafaia, que é pastor da Assembleia de Deus, tornou-se notório em todo o País, quando através de suas pregações, tem destacado sua opinião aos homossexuais. Em entrevista a revista Veja, no ano passado, disse que ter uma “opinião não significava homofobia”.
A malhação do Judas do Crato é um dos eventos tradicionais da cultura local. A festa acontece de forma espontânea, em vários bairros da cidade. A mais antiga é a da comunidade Sagrada Família. Na Reffsa, o evento aconteceu final da tarde de ontem (31).

A expectativa dos organizadores era que  mais de 8 mil pessoas comparecessem para presenciar a leitura do testamento feito em versos de cordel e a explosão do boneco. Logo após o ritual, aconteceram apresentações de bandas de forró pé-de-serra. Há 13 anos, a Sociedade Cariri das Artes realiza a Malhação do Judas, como forma de fortalecer a democracia e a participação popular.
Por isso, mantém características educativas, entre elas, a discussão de problemas sociais, eleição pelo voto popular e valorização das tradições culturais regionais. A manifestação envolve artistas, companhias teatrais, de circo e dança. Ainda na primeira edição, a malhação foi planejada para abordar os aspectos políticos e sociais que não satisfazem a comunidade. (Com informações do Site Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário