Quem diria: Federal vai ao paraiso e grampeia ex-Prefeito


Polícia Federal prende ex-prefeito de Jijoca

Uma ação desencadeada pela Polícia Federal, em conjunto com a Procap (Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública), Promotoria de Justiça de Jijoca e Controladoria Geral da União, na manhã de ontem, culminou na prisão do ex-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Araújo Marques, que foi conduzido para a sede da Polícia Federal, em Fortaleza.
A ação policial cumpriu nove mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jijoca e Sobral, ambos na região Norte do Ceará. Os mandados foram expedidos pelo juízo da Comarca de Jijoca de Jericoacoara nos municípios citados.
A reportagem apurou que a operação deflagrada teve por objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações públicas e desviar recursos públicos transferidos pela União e Estado. Participaram da operação cerca de 50 policiais federais, dois analistas da Controladoria Geral da União e dois promotores de Justiça.
Contas desaprovadas
No ano passado, cerca de R$ 3 milhões retornaram aos cofres dos municípios cearenses, por conta de multas e débitos imputados pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) a gestores públicos.

O montante é considerado pequeno diante do volume de recursos que é cobrado todos os anos, mas técnicos do TCM garantem que este número vem crescendo a cada ano. Em 2012, por exemplo, o TCM determinou o pagamento de R$ 89 milhões por infrações ou danos contra o erário dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário