Preparando parfa o futuro no turismo

Sete estados na rota de qualificação profissional do MTur

O Ministério do Turismo formalizou ontem (4), acordo de cooperação com sete estados em projetos de qualificação profissional, via Pronatec Empresa, um recorte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os Termos de Cooperação Técnica foram assinados com os secretários de turismo dos estados do Paraná, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Amazonas. O encontro foi realizado durante o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), em Brasília.
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o MTur instituiu o Pronatec Turismo, para atuar na melhoria da qualidade da prestação de serviços ofertados aos turistas. O programa é dividido em três linhas de ação: Pronatec Copa, que visa atender à necessidade por novos profissionais, qualificando pessoas interessadas em entrar para o setor; Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários do setor a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional aos seus empregados e colaboradores; e o Pronatec Copa Social, que, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), procura oferecer oportunidade de qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, objetivando a sua inserção no mercado de trabalho do setor. As aulas são ministradas preferencialmente dentro do estabelecimento em horários mais convenientes aos empresários e empregados
Os cursos de qualificação profissional são compostos de no mínimo 160 horas presenciais e os ofertantes de vagas são o Sistema “S” (Senac, Senai, Senat e Senar), os institutos federais e estaduais de educação. A meta até a Copa do Mundo FIFA 2014 é ofertar 240 mil vagas em todo o Brasil para qualificar profissionais e pessoas interessadas em trabalhar no setor de turismo. Os cursos mais procurados são de inglês, organização de eventos, recepcionista, espanhol, agentes de viagem e de informações turísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário