Opinião

OMELETES COM CANJA DE GALINHA
Por Carlos Chagas
                                               No ano de 1453 Constantinopla era um caos  para ninguém  botar defeito. Candentes discussões entre seus habitantes  entremeavam-se com  verdadeiras batalhas campais. Metade da população sustentava que Deus havia criado primeiro o ovo. A outra metade defendia a galinha. Ninguém cuidava de outra coisa.
                                               Foi quando os turcos, há tempos sitiando a capital do Império do Oriente, cavaram túneis sob as antes  inexpugnáveis muralhas, invadiram, passaram boa parte dos homens  pela espada,  escravizaram mulheres e crianças  e Constantinopla, até hoje, passou a chamar-se Istambul...
                                       Assim estão o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Discutindo a origem das penosas em plena Praça dos Três Poderes. Oferecem  ao país um espetáculo que seria cômico se não fosse trágico. Legislativo e Judiciário batem cabeça em torno da preservação de suas atribuições constitucionais. Agridem-se. Buscam uns atingir as prerrogativas dos  outros,  numa tertúlia que já atropelou as instituições democráticas.
                                               Enquanto isso, os turcos estão chegando, ou melhor, já chegaram. Instalados no palácio do Planalto,  vão cavando túneis na credibilidade dos dois contendores. Quando menos esperarem, Congresso e Supremo Tribunal Federal perceberão que junto com a   independência e a  harmonia perdidas, entregaram o poder ao Executivo  especializado em deglutir omeletes com canja de galinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário