Nos EUA vc. compra barato e ainda passeia

Número de turistas brasileiros nos EUA quadruplicou na última década

LÍVIA SAMPAIO
ENVIADA A MIAMI E ORLANDO
O número de brasileiros que visitam os Estados Unidos quase quadruplicou entre 2004 e 2011, segundo o Departamento de Comércio daquele país. E não dá sinais de queda. Em 2012, a estimativa é que 1,8 milhão de turistas tenham ido para lá, 300 mil a mais do que no ano anterior.
Só em Miami, onde somos recordistas entre outras nacionalidades, foram 690 mil turistas (9% a mais do que em 2011). Já Nova York recebeu 816 mil brasileiros no ano passado, um salto de 15% em relação a 2011.
De cada 13 estrangeiros que passearam por Manhattan em 2012, um era brasileiro. Esse pessoal desembolsou US$ 1,9 bilhão (R$ 3,6 bi), colocando o nosso país na terceira posição dos que mais gastam por lá, atrás do Reino Unido e do Canadá. A cidade, aliás, reforçou a segurança após o atentado em Boston.

Para comprar e passear

Miami Beach tem o maior conjunto de prédios do estilo art déco do mundo: são mais de 800 edifícios
Com oferta de produtos que custam até um terço do valor no Brasil, 95% dos que visitam os EUA fazem compras, segundo relatório da Usitic, a comissão de comércio internacional do país, divulgado neste ano.
Mesmo em Orlando, onde a maior atração são os parques, os locais para compras são equivalentes a 900 campos de futebol americano (4,6 milhões de metros quadrados).
Turistas também têm comprado on-line e mandado entregar no hotel onde vão ficar nos EUA (veja quadro abaixo). "Não fico mais sem graça de fazer pedidos aos amigos e, quando é você quem viaja, tem mais tempo para outros passeios", diz a produtora de eventos Junia Carmo, 30.
Para ajudar nessa empreitada, a sãopaulo traz 60 dicas de lojas e centros de compras em Miami, Orlando e Nova York. São nove categorias de interesse, entre elas enxoval do bebê, noivas e shoppings e outlets.
(COLABOROU LETÍCIA MORI)

Alexandre Rezende/Folhapress
A produtora Junia Carmo, 30, que vive em São Paulo, usa o iPad para escolher maquiagens para entregar em hotel dos EUA
A produtora Junia Carmo, 30, que vive em São Paulo, usa o iPad para escolher maquiagens para entregar em hotel dos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário