MP realiza operação em sedes de torcidas organizadas



O Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), está realizando hoje (30) a operação “Campo Limpo”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão na sede das torcidas Cearamor, TUF e JGT. Os trabalhos contam com o apoio das Polícias Civil e Militar.

Os mandados foram expedidos pela Justiça na última sexta-feira (26) e têm o objetivo de atestar a ocorrência de diversos delitos, tais como homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte de arma, dano qualificado, lesões corporais, ameaças, dentre outros. A operação surgiu da premente necessidade de investigação das torcidas organizadas, haja vista a onda de violência que ocorre na Capital especialmente nos dias de clássico-rei e o envolvimento de seus integrantes em diversos crimes.

Na mesma ocasião estão sendo cumpridos mandados de citação e intimação dos presidentes das três torcidas. Eles se referem a uma liminar concedida a partir de uma Ação Civil Pública (ACP) proposta na semana passada pelo Ministério Público através da 9ª Promotoria de Justiça Cível (Defesa da Cidadania), do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), do Centro de Apoio Operacional dos Registros Públicos, das Fundações e das Entidades de Interesse Social (Caofurp) e do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor). O pedido se baseou nos inúmeros episódios de violência envolvendo torcidas organizadas, o que motivou a concessão da liminar.

Com a decisão judicial, ficou determinada a imediata suspensão das atividades das associações promovidas, ficando ainda proibida a entrada dos integrantes, associados e simpatizantes nos estádios portando objetos indicadores das respectivas associações. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 1 mil para cada desobediência.

O Estatuto do Torcedor permitiu a existência das torcidas organizadas, as quais devem, contudo, organizar pessoas com o único fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade. Ocorre que as torcidas Cearamor, TUF e JGT têm praticado atos que desvirtuam as finalidades lícitas, razão pela qual suas atividades foram suspensas. Na Ação Civil Pública, o Ministério Público requereu inclusive que ao final do processo as mencionadas torcidas organizadas sejam dissolvidas.

Segundo o Nudetor, as duas medidas – uma de natureza criminal e outra de natureza civil – buscam trazer uma maior tranquilidade à sociedade, que há muito vem sofrendo com os graves atos de vandalismo praticados por pessoas ligadas a torcidas organizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário