Maduro quase cai

Nicolás Maduro é eleito presidente da Venezuela e se mantém no cargo

Nicolás Maduro derrota Capriles e se torna presidente da Venezuela9 fotos

O candidato governista Nicolás Maduro acena para seus simpatizantes logo após o anúncio oficial que confirmou sua eleição para a presidência da Venezuela Miguel Gutierrez/EFE
O candidato chavista Nicolás Maduro, 50, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), foi eleito presidente da Venezuela nesta segunda-feira (15) em disputa com o oposicionista Henrique Capriles, 40, do MUD (Mesa de Unidade Democrática).

A eleição de Maduro foi anunciada pela presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) Tibisay Lucena às 0h45 da segunda-feira (15) (23h15 do domingo (14) no horário venezuelano), no primeiro boletim oficial que poderia ser divulgado em caráter "irrevogável".
Com 99,12% dos votos apurados, Maduro teve 50,66% da preferência do eleitorado, ou 7.505.338 votos. O oposicionista Henrique Capriles tinha 49,07%, com 7.270.403. A diferença entre os dois candidatos era de 234.935 votos. Segundo CNE, 78,71% dos venezuelanos aptos a votar participaram das eleições.

14.abr.2013 - Nicolás Maduro, candidato chavista à presidência da Venezuela, visita túmulo de Hugo Chávez em companhia de Cilia Flores, sua esposa, após ter votado. A disputa está polarizada entre Nicolás Maduro, presidente interino do país, e Henrique Capriles, candidato da oposição Leia mais Francisco Batista/Reuters/Palácio Miraflores

Durante a espera pelo resultado, governo e oposição trocaram acusações

Oposição e governistas trocavam acusações na noite deste domingo (15), à espera dos resultados da eleição que apontou o sucessor de Hugo Chávez na presidência da Venezuela.

"Alertamos o país e o mundo sobre a intenção de mudar a vontade expressada pelo povo" venezuelano, escreveu o candidato opositor Henrique Capriles no Twitter.

"Exigimos da reitora Tibisay Lucena (do Conselho Nacional Eleitoral) o fechamento das seções eleitorais. Estão tratando de votar com as seções fechadas!",  denunciou Capriles.

REPÓRTER DO UOL NA VENEZUELA CONTA COMO FOI O DIA DE VOTAÇÃO

O vice-presidente venezuelano, Jorge Arreaza, reagiu advertindo que Capriles e a oposição devem ter "muito cuidado" com as denúncias. "Vamos ter consciência e respeitar o povo, nossos filhos e filhas, nosso futuro."
"Se vocês têm algum tipo de denúncia, aqui há instituições, há o Conselho Nacional Eleitoral. Oxalá isto seja (a denúncia) porque 'hackearam' a conta de Capriles como 'hackearam' a do presidente Nicolás Maduro", disse o vice-presidente.

O chefe da campanha 'chavista', Jorge Rodríguez, qualificou a denúncia de Capriles de "provocação" e "expressão da permanente agressão contra a institucionalidade democrática venezuelana".

Mais cedo, Rodríguez havia denunciado um ataque de hackers "à conta do nosso presidente (interino), candidato da pátria e filho de (Hugo) Chávez, Nicolás Maduro, e à conta do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV)".

A ação "é mais uma amostra do grande desespero (da oposição) e queremos fazer um apelo ao comando antichavista para que conserve a calma, que na democracia se ganha e não se perde", disse Rodríguez, atribuindo o ataque a "inescrupulosos e promotores da guerra suja elaborada a partir de Bogotá".

Maduro foi escolhido por Chávez para continuar seu governo

O sucessor direto do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em 5 de março, vítima de um câncer, tem a tarefa de consolidar a "Revolução Bolivariana", implementada por Chávez durante seus 14 anos no poder.

NICOLÁS MADURO


Nicolás Maduro Moros
- 50 anos
- Ex-motorista de ônibus
- Chavista
- Ex-deputado
- Ex-chanceler
- Ex-vice-presidente
- Atual presidente em exercício
- Concorre pela 1ª vez à presidência
Durante a campanha, Maduro não poupou referências ao ex-presidente. Em declarações consideradas polêmicas, ele chegou a dizer que havia se comunicado com Chávez personificado em um pássaro.
"O passarinho me olhou de forma estranha, assobiou um pouquinho, me rodeou e foi embora. Eu senti o espírito dele (Chávez) como que nos dando uma bênção.", disse.
Em outra declaração afirmou: "Não sou Chávez, mas sou seu filho. E todos juntos, o povo, somos Chávez."
Maduro também não poupou críticas ao adversário, já destiladas por Chávez que o enfrentou na última campanha presidencial em outubro de 2012. Capriles foi chamado de "burguês racista", "fariseu" e "farsante" por sua origem abastada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário