A importação de dois equipamentos,
que deverão operar no Terminal a partir de 2014, vai pertmitir que o Pecém se
torne um porto de classe mundial.
A
Cearáportos, empresa que administra o Porto do Pecém, finalizou com a
prestadora de serviços operacionais APM Terminals os entendimentos para a
importação de dois guindastes do tipo portainers (STS – Ship to Shore), que
deverão operar no Terminal a partir de 2014.
A principal
finalidade da transação é o interesse da APM em assegurar o comprometimento da
empresa para contribuir com o desenvolvimento do Terminal cearense, de modo a
torná-lo um porto concentrador e distribuidor de cargas conteinerizadas no
nordeste do Brasil (hub port). Os dois guindastes vão gerar mais negócios para
a região e possibilitando que o Pecém se torne um porto de classe mundial, com
padrões de trabalho e métodos inovadores utilizados pelos terminais mais
modernos do mundo.
O
investimento do operador portuário APM é de R$ 40 milhões, com operação
programada para outubro de 2014, os dois portainers estarão prontos para
utilização com a inauguração das novas eclusas do Canal do Panamá, o que deverá
ocorrer em 2015.
A partir
desta data navios com capacidade para transportar até 13 mil TEUs (contêiner de
20 pés) poderão transitar através do canal, o que significa mais que o dobro
dos atuais navios do tipo Panamax, que têm capacidade para transportar até cinco
mil TEUs.
Este upgrade
vai possibilitar, com mais agilidade, a operação desses navios no Pecém, uma
vez que os super guindastes têm capacidade de movimentação média de 60
contêineres por hora, o dobro do que atualmente se faz no porto cearense, sem
restrições operacionais, fator de extrema importância no desenvolvimento de um
terminal portuário.
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