Guindastes novos no Porto do Pecém



A importação de dois equipamentos, que deverão operar no Terminal a partir de 2014, vai pertmitir que o Pecém se torne um porto de classe mundial.

        A Cearáportos, empresa que administra o Porto do Pecém, finalizou com a prestadora de serviços operacionais APM Terminals os entendimentos para a importação de dois guindastes do tipo portainers (STS – Ship to Shore), que deverão operar no Terminal a partir de 2014.

        A principal finalidade da transação é o interesse da APM em assegurar o comprometimento da empresa para contribuir com o desenvolvimento do Terminal cearense, de modo a torná-lo um porto concentrador e distribuidor de cargas conteinerizadas no nordeste do Brasil (hub port). Os dois guindastes vão gerar mais negócios para a região e possibilitando que o Pecém se torne um porto de classe mundial, com padrões de trabalho e métodos inovadores utilizados pelos terminais mais modernos do mundo.

        O investimento do operador portuário APM é de R$ 40 milhões, com operação programada para outubro de 2014, os dois portainers estarão prontos para utilização com a inauguração das novas eclusas do Canal do Panamá, o que deverá ocorrer em 2015.

        A partir desta data navios com capacidade para transportar até 13 mil TEUs (contêiner de 20 pés) poderão transitar através do canal, o que significa mais que o dobro dos atuais navios do tipo Panamax, que têm capacidade para transportar até cinco mil TEUs.

        Este upgrade vai possibilitar, com mais agilidade, a operação desses navios no Pecém, uma vez que os super guindastes têm capacidade de movimentação média de 60 contêineres por hora, o dobro do que atualmente se faz no porto cearense, sem restrições operacionais, fator de extrema importância no desenvolvimento de um terminal portuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário