Encontro discute reforma política


Teve início, ontem, em um hotel no Mucuripe, o 590 Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s). O evento foi aberto pelo presidente do Colégio de Presidentes, desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas (TRE-TO).
Em seguida, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, reuniu, em sessão solene, o Pleno do TRE-CE, e concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral à ministra Cármen Lúcia, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, os desembargadores Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, José Maria de Melo e Marco Anthony Steveson Villas Boas, além do procurador regional federal, Márcio Andrade Torres.
O deputado federal peemedebista Mauro Benevides, autor de um projeto de lei que antecipa a data para os partidos políticos escolherem seus candidatos e deliberarem sobre coligações, além de estabelecer um prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, compareceu ao evento. Durante o dia de hoje, Benevides será um dos palestrantes do Encontro, ocasião em que falará sobre o projeto de lei citado. A programação seguirá durante todo o dia, com especial destaque para a palestra da ministra do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, que deverá tratar de diversos temas relacionados aos TRE’s.
Já o desembargador Villas Boas deverá discutir a questão da reforma política, tema sempre presente no seio da sociedade brasileira e cuja aprovação é essencial para o bem-estar coletivo da Nação. Dentro deste assunto, é certo que pontos polêmicos como o financiamento público de campanha e a chamada lista flexível para eleições proporcionais deverão vir à tona.
Questões como a biometria e campanha nacional para inscrição do mesário voluntário serão debatidas no Encontro. O vice-governador do Ceará, Domingos Filho, compareceu ao evento.
Livro e carta
O doutor Marlon Reis também trará de tema semelhante, com enfoque na relação entre a Justiça Eleitoral e a Reforma Política. O Encontro será encerrado com o lançamento do livro “Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – 80 anos (1932-2012)” e, logo após, a leitura da “Carta de Fortaleza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário