Empresas portuguesas e espanholas ampliarão parque industrial de Sobral


Novas empresas portuguesas e espanholas devem começar a se instalar, já a partir de maio deste ano, em Sobral, Zona Norte do Estado do Ceará. Galtrailler Indústria e Comércio Ltda., FLEXPISO Pavimentos de Segurança, FLEXPISO Placas e Fillerblocks, Grupo FTP Metal Mecânica, em Serra da Estrela – Portugal, Central de Biomassa de Belmonte, em Portugal, e Isofoton foram visitadas pelo Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, em uma missão internacional de 10 dias para verificar in loco o funcionamento das indústrias. O investimento total das empresas será de R$90 milhões
A empresa Isofoton, sediada no Andaluzia Technology Park, em Málaga (Espanha), iniciará seu plano de expansão no Brasil por Sobral. De acordo com o projeto de implantação da fábrica, está prevista para junho deste ano o início da construção do prédio, com capacidade produtiva inicial será de 50 MW/ano. A empresa produz placas celuvoltáicas para usinas solares. Líder do setor fotovoltáico e pioneira na tecnologia de fabricação de módulos e células fotovoltáicas a partir de plaquetas de silício. A Isofoton está presente em mais de 60 países e trabalha para transformar a radiação do Sol em uma opção energética eficaz, limpa e competitiva.

A empresa Galtrailler fabrica implementos rodoviários de grande porte e está sediada na cidade de Rio Maior, em Portugal. Atualmente exporta cerca de 80% da sua produção para mais de 30 países na Europa, África e Ásia. A empresa deve se estabelecer no Brasil, em Sobral, a partir de maio deste ano. A FTP Metal Mecânica, localizada em Serra da Estrela, Portugal, irá para reforçar o Parque Industrial da cidade e fortalecer o novo ciclo de desenvolvimento econômico do Município, que já conta com uma montadora de veículos instalada na cidade, a TAC MOTORS. Em sua linha de montagem instalada em Sobral, é fabricado o jipe Stark 4x4. Com uma capacidade de produção de 120 unidades/mês, são gerados 130 empregos diretos para jovens sobralenses treinados e capacitados na própria fábrica.

A Flexpiso Pavimentos de Segurança produz, a partir de pneus reciclados, amortecedores de segurança para linhas férreas, e a Flexpiso Placas e Fillerblocks, pavimentos em placas para pisos de zonas industriais, passeios públicos, ginásios e áreas de lazer. Outro empreendimento visitado pelo Prefeito Veveu durante sua missão Internacional foi a Central de Biomassa do grupo TAVFER, na Vila de Belmonte, no Distrito de Castelo Branco, em Portugal. A Central de Biomassa produz dois megawatts de energia elétrica a partir de resíduos florestais, criando empregos na zona rural de Portugal e sendo um dos instrumentos de luta contra os incêndios, através da limpeza das florestas. O grupo também investirá na construção de galpões modulares, no qual irá gerar, inicialmente, mais de 150 empregos diretos.

A política de atração de novas empresas faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico do Município e irá reforçar o Polo Industrial já instalado na cidade. Essas empresas, com total incentivo do Governo do Estado do Ceará, já seguem trâmites legais nas esferas Estadual e Municipal e estão em adiantado processo de instalação em Sobral. A expectativa é que, juntas, cheguem a gerar cerca de 800 empregos diretos.

Também será instalada em Sobral uma nova unidade da Grendene, a empresa é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores do setor no mundo. O investimento da empresa na construção e instalação da nova fábrica é da ordem de R$60 milhões. Esta será a oitava unidade da Grendene no Ceará e irá gerar cerca de 4 mil empregos e deve começar a operar ainda este ano. Além de Sobral, a empresa possui hoje unidades Crato e Fortaleza e emprega atualmente cerca de 24 mil funcionários.
De acordo com o Prefeito Veveu Arruda, a ação de atração de novos empreendimentos faz parte de uma política de desenvolvimento regional do Ceará. “Com a instalação dessas novas empresas não só Sobral será favorecida, mas toda a Zona Norte do Estado”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário