Deu no Jornal O Estado(CE)


Extração de petróleo no CE cai à metade em dez anos

MARCELO CABRAL
economia@oestadoce.com.br

A produção de petróleo no Ceará, que já chegou a quase seis milhões de barris por ano, vem caindo de maneira gradativa na última década.
Em 2002 a extração dos poços perfurados da Petrobras em território cearense - em solo e em plataformas oceânicas -, chegou a 5,02 milhões de BEPs (Barris Equivalentes de Petróleo). No ano seguinte, ainda houve um elevação, para 5,60 milhões de barris. Mas, a partir de 2004, o declínio de produtividade dos poços aqui existentes tem sido considerável. Tanto que, segundo um relatório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no ano passado foram extraídos apenas 2,45 milhões de barris, ou seja, menos da metade do que era produzido há dez anos.
De acordo com a Assessoria de Imprensa, da Gerência de Atendimento e Articulação Regional Nordeste da Petrobras, a companhia realiza a extração de petróleo na área marítima do Ceará, a cerca de 35 quilômetros do município de Parucuru, e também na área terrestre localizada entre os municípios de Aracati e Icapuí, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte.
Informa, ainda, que 80% deste total são oriundo de plataformas oceânicas, e explica que esta curva de produção reflete o declínio natural dos reservatórios de petróleo no Estado do Ceará, cujos primeiros poços entraram em operação no início da década de 80. Entretanto, alega que novos investimentos estão sendo realizados - sem revelar valores -, visando a um aumento da produtividade dos poços existentes em território cearense.
TECNOLOGIA
Com relação à tecnologia empregada no trabalho de extração petrolífera no Ceará, a Petrobras utiliza, na área marítima, o sistema de bombeio centrífugo submerso para levar o petróleo à superfície, além do método de injeção de água, que auxilia na ampliação do volume do óleo extraído do reservatório.

Já no que diz respeito à área terrestre, são utilizadas unidades de bombeio (conhecidas como cavalo de pau ou martelinhos), comumente vistos às margens da BR-340, especialmente no trecho entre Aracati e Mossoró (RN). Usa, ainda, o método de injeção de vapor aquecido nos poços, que também auxilia na ampliação do volume.
Ainda segundo a companhia, atualmente o Ceará possui mão de obra qualificada para a realização deste serviço. Isso porque o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) realiza diversos projetos de capacitação de mão de obra para atender o setor de petróleo e gás natural no País, o que também está acontecendo por aqui. Tanto que, atualmente, a área de exploração e produção da Petrobras no Ceará possui 183 empregados próprios, sempre com o objetivo de tentar melhorar a extração de petróleo no Estado.
Mesmo sem querer revelar quanto deverá ser aplicado na exploração de petróleo no Estado, a estatal afirma que novas áreas devem ser exploradas em breve. Inclusive, a diretora da ANP Magda Chambriard (ver matéria ao lado), estará hoje em Fortaleza, para falar sobre novos blocos de exploração no Ceará. “Os investimentos realizados nos últimos anos estão voltados para a instalação de projetos de aumento da produção.
A Petrobras iniciou exploração em águas profundas na Bacia do Ceará e, em agosto de 2012, a companhia comprovou a ocorrência de petróleo durante a perfuração do poço 1-BRSA-1080-CES (1-CES-158). Conhecido informalmente como Pecém, o poço está localizado a cerca de 76 quilômetros do município de Paracuru, em profundidade de água de 2.129 metros”, diz a Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário