Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal real iza visita técnica ao Riacho Maceió



Nesta sexta-feira, 5 de abril, a partir das 9 horas, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente realiza visita técnica à foz do Riacho Maceió, na intenção de elaborar um documento técnico sobre situação do local. A visita, solicitada pelo vereador João Alfredo (PSOL), fiscalizará a Operação Urbana Consorciada Parque Foz do Riacho Maceió, entre a Prefeitura de Fortaleza e a empresa Norpar S/A.

Depois de 12 anos de muita polêmica acerca da titularidade do terreno, inclusive com remoção de famílias e danos ambientais, a Semam expediu, em outubro do ano passado, a Licença Ambiental de Instalação, que permite a construção do parque, do calçamento e da via. Noticiada nos últimos meses pela imprensa e despertando atenção de moradores e ambientalistas para o corte de árvores que ocorre no terreno, a Operação Urbana está sendo questionada pelo Ministério Público Federal, que pediu vistas do processo de liberação da obra. Além disso, há uma Ação Civil Pública tramitando quanto à titularidade do terreno.

A foz do Riacho está localizada em uma área privilegiada para a especulação imobiliária, na esquina da avenida Beira Mar com a rua Tereza Hinko, no Mucuripe. A situação está gerando insegurança nas famílias que residem na área e alegam não ter conhecimento do projeto. Entre as reclamações está o uso de máquinas e tratores na área que podem acarretar danos ambientais. É questionada também ainda a modificação no índice de aproveitamento do terreno de propriedade da Norpar. O aumento do índice passa a possibilitar que, no lugar das atuais casas, sejam construídas torres residenciais, acarretando aumento da população da área e os respectivos impactos gerados.

Serviço:
Visita técnica ao Riacho Maceió
Sexta, dia 5 de abril, as 9h
Ponto de encontro na Igreja N. S. da Saúde
Informações: Vereador Joaquim Rocha (presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente) 3444.8363 
Vereador João Alfredo (Propositor da visita - membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente) 3444.8361

Nenhum comentário:

Postar um comentário