Coluna do blog



Memórias de um soldado de milícias
No avião, voltando de Roma, após eleição e posse de Francisco, atacado pelas emoções vividas e ainda tão vívidas, desembainhei o netbook e, mesmo correndo o risco de desagradar ao visinho de cadeira, comecei a escrever umas poucas lembranças de vida, em cima do que estava acabando de fazer. Guardei pra quando a pauta mór fosse fajuta e pouco interessante, como a de hoje. Deu nisso aí. “Fui a Roma” - Ví o Papa. Aliás, este é bem o sexto ou sétimo Papa que vejo. Na parede da sala de visitas da casa de meu saudoso Pai Vovô Pompeu Ferreira da Ponte, marido de Mãe Vovó Petronilha Angelina Ancantara Ferreira da Ponte, A Racista, havia três retratos. Um dele, um de Dona Peta (A Racista) e outro de Pio XII, dado de presente por Dom José Tupinambá da Frota, aparentado da gente, trazido de Roma com indulgência plenária e etc. e tal. Foi “meu primeiro Papa”. Em 1962, juventude em flôr, contraditória e contradita, abracei com unhas, dentes e leituras, o Papa João XXIII e sua convocação do ConcílioVaticano II, que tocou em temas delicados, que mudaram a compreensão da Igreja sobre sua presença no mundo moderno e a sua Encíclica famosa que mudou a Igreja para sempre. Éramos fãs de carteirinha da Mater et Magistra, Cordeiro Damasceno, Onofre Viana, Leite Filho (que já era brizolista) e o locutor que vos ala. Ouviamos as rádios Vaticano, BBC de Londres e  Havana, ou cristãos, fleumáticos e comunistas. João XXIII reinou em  nossas mentes e corações. Então vieram Paulo VI que ví em 1977. Não deu tempo de ver JoãoPaulo I, o Papa Sorriso. Soube de sua morte dentro de um avião, de Brasilia pra Fortaleza por Dom João José da Maranhão. Deu-se então o fenômeno João Paulo II, que vi da janela do Vaticano, de audiência privada, no meio da rua, em palácio Episcopal e tantas vezes no Papa Movel. Na partida de João Paulo II vi a chegada de Bento XVI, recomendado intelectualmente por um seu ex-aluno, o Padre Zé, aliás, o Monsenhor José Linhares Ponte. E pra completar a lista dos Papas que vi, pelo mundo e em Roma, desembarquei agora de ROMA, na festa pra Francisco. Primeiro Francisco, primeiro latino, primeiro argentino, um dos poucos a largar os sapatos vermelhos, a cruz de ouro no peito, o anel de ourono dedo papal. Várias vezes num mesmo pouco tempo e deu pra voltar a João XXIII e um pouco a João Paulo II. Esse tal de Francisco vai mudar a cara, hoje feia e desgastada da Igreja. Metade da humanidade acompanha a cristandade, então faça-se em Francisco o Francisco original sob a orientação do Cristo redivivo. Que seja.

A frase: “Coração alegre, bom remédio”. Provérbios, 17 versículo 22.


Dilma vem aí
Pauta política que sequer passou por algum tipo de conciliação PT-PSB na capital. Leriado na Sudene, esvaziada e sem poder. Leriado sobre o DNOCS, semi-extinto pelos últimos bandidos. Leriado sobre refinaria, o engodo. Leriado sobre o centenário sonho da transposição. Leriado sobre a Transnordestina. 2014 VEM AÍ. Meu DEUS!

Docas do Ceará em Sampa
A Companhia Docas do Ceará intensificará a divulgação do Terminal de Múltiplo Uso do Porto de Fortaleza durante a Intermodal 2013, que acontecerá de 2 a 4 próximos, em São Paulo.

Cais da sagração
Com gastos de R$ 149 milhões,do PAC,  o porto inclui a construção de um novo cais de atracação com 350 metros de extensão, estação de passageiros, e um pátio de armazenagem de carga com 40 mil m² de área.

Brilho nos grotões
Hoje, em Brasília, o Brasil será escolhido o país que sediará o “Seminário Internacional de Regularização Fundiária”.

Modéstia à parte...
 O seminário aponta os locais onde as terras estão sendo regularizadas e distribuídas corretamente entre os posseiros. O Ceará será escolhido o melhor do mundo. Eita!

Sonhos de seca
Assim como há sonhos de uma noite de verão,há sonhos de seca. Tem neguim pensando em Tasso candidato ao Governo com apoio de Cid e Ciro.

E a Izolda?
Na base de que em política tudo é possivel, o Bonitão dos Belos Olhos teriam que desbancar, dos coletes dos “meninos”, uma porção de gente, inclusive Izolda Cela.

Respeitosamente
Hoje, com todo respeito, já não daria um tostão furado pela candidatura de Dudu à presidência da república. E isso nem bem outro time entrou em campos.

Pioneirismo
São Gonçalo do Amarante é o primeiro município do Ceará,depois da capital, a criar a Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas. Entregou a missão a psicanalista Rossana Brasil.

Chafurdemos todos
Joaquim Barbosa, o Presidente do Supremo mandou um coleguinha chafurdar “na lama,como sempre faz”. Atendeu; todo dia acha pérolas no lamaçal do CNJ,diz o Josias.

Fim dos xadrezes
As autoridades reunidas ontem aqui em Fortaleza pelo fim definitivo dos xadrezes em delegacias da capital e da Região Metropolitana andam rindo pro tempo. Cid Gomes já mandou tirar os presos de lá pra Casa de Custódia de Caucaia. Agora é destruir os cárceres. Só isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário