Coluna do blog



Metade do país apura fraude na merenda escolar
Uma “simulação de processo licitatório e conluio entre os licitantes, pregoeiro, equipe de apoio, coordenadora da merenda escolar e presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar)” foi encontrada em Hidrolândia (CE) em 2012. Entre os indícios, exigência de documento não previsto em lei, que seria dado pela comissão de licitação; e o fato de um funcionário de licitante ser ligado a outra. Enquanto isso, 40% das escolas visitadas sofriam com atraso no fornecimento de comida aos alunos. Atualmente, 780 municípios e seis estados até correm o risco de ficar sem recurso federal para merenda porque o seu Conselho de Alimentação Escolar, órgão que monitora o uso do recurso, está irregular, com mandato vencido. Estados e prefeituras têm até o dia 30 para enviarem as prestações de contas das verbas repassadas em 2011 e 2012. Mas prestações de 2010, por exemplo, ainda têm problemas como documentação pendente — como na Bahia, com pelo menos 60 cidades nessa situação. Só este ano, até agora, já foram abertas pelo FNDE 13 tomadas de contas especiais especificamente sobre problemas com verba para merenda. O Ministério Público também apura irregularidades.
               
A frase: "Todo poder é confiança." De um observador da cena.



O Ceará poderá ter mais deputados (Nota da foto)
O Tribunal Superior Eleitoral fez um novo cálculo do número de deputados federais para cada Estado, com base no Censo de 2010, e decidiu na noite de terça-feira que oito deles perderão uma ou duas vagas cada, enquanto outros cinco ganharão até duas. Perderão uma cadeira na Câmara dos Deputados os Estados de Alagoas, Espirito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Perdem duas cadeiras a Paraíba e o Piauí. Amazonas e Santa Catarina ganham uma vaga na Câmara, Ceará e Minas Gerais ganham duas e o Pará quatro, a partir de 2014. A decisão do TSE poderá impactar nas Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.


Nem  doeu
Cid Gomes foi, na segunda feira, ao Rio de Janeiro. Pé lá, pé cá. Ninguém soube de sua agenda. Vai ver não era pra saber. Na terça já estava reunido com Ministros em Brasilia. O enconro com prefeitos foi adiado.

Sacanagem
A palavra, a única pra garantir o entendimento é Sacanagem. Olhe, trocar a grama do Estádio Presidente Vargas para abrigar um treino da seleção brasileira de futebol é,no mínimo, atrevimento. Que é isso!!!

Vitamina doméstica
Começa hoje o debate sobre a regulamentação da emenda constitucional que vitaminou os direitos dos empregados domésticos. O tema vai à mesa numa comissão mista de deputados e senadores.

Bilhete do Rangel
Nosso Rangel Cavalcante está em Miami faz 15 dias. Com a familia revisita amigos e lugares. E vai ao mercado. Mandou dizer: Macário, o quilo de tomate aqui é R$7,00.

Perguntei pro Joaquim
Com o bilhete do Rangel nas mãos, liguei pro Joaquim, cearense morador de Londes há pelo menos 25 anos: E aí, como tá o tomate? – R$5,00 o quilo, respondeu o dono de casa.

Foguetório
Houve quem soltasse foguetes em Buenos Aires assim que chegou por lá a notícia da morte de Margareth Thatcher. Argentinos não perdoam a ex-Ministra pela Guerra das Malvinas.

Outros tempos
Para quem tem memória curta: há poucos anos, quando era senador e ligado ao carlismo baiano, o novo ministro dos Transportes, Cesar Borges, disparava contra Dilma Rousseff nos tempos em que ela ocupava a Casa Civil.

Hoje, viraram amigos de infância.
Em 2006, chegou a dizer que “ela mentia e falava parlapatices”, com o objetivo de alavancar a candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia. E também investiu contra o PAC, denunciando que a segurança energética do país “estava longe de um mínimo de responsabilidade”.

Acertado em Brasília
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa, programa de qualificação profissional que objetiva preparar o Brasil para os grandes eventos, como a Copa, será lançado em  Fortaleza no dia 19 que vem.

Vê se dá pra acreditar
Apareceu a conversa de que a Fifa negou à CBF, hospedagem no Resort Vila Galé, no Cumbuco, por ser luxuoso demais e por estar em baixa o Presidente Marim.

Agora veja
A Seleção Brasileira, que vai jogar no Castelão dia 19 de junho, deverá fazer um treino, e apenas um no Presidente Vargas. Pois não é que mandaram mudar a grama recém-plantada porque não era boa pra seleção!

No pé da cajarana
Ely Aguiar vai apresentar hoje requerimento junto à Mesa Diretora da Assembléia onde pede a convocação do deputado federal Eudes Xavier pra explicar seu discurso denunciando Cid. Já deu no rádio e a fofoca á no mundo.

No campo do Lambisca
O Lambisca era soldado de polícia baseado em Massapê. Louco por futebol, mantinha um time, organizado e disciplinado. Lambisca, mesmo autoridade, jamais invadiu um campo ou a má conduta do Guarani de Juazeiro. Coisa feia.

Convenção
O PP realizará sua convenção estadual para reeleger o Padre Zé presidente no Ceará, no dia 11 de maio, não no dia 21 deste mês como saiu pela aí.



Nenhum comentário:

Postar um comentário