Assembleia abre hoje para lembrar da caatinga


Dia Nacional do Bioma Caatinga será lembrado na Assembleia

O Dia Nacional do Bioma Caatinga será comemorado em grande estilo no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, hoje, a partir das 15 horas, quando o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, que é formada por diversos órgãos, como universidades, instituições, e fazem do comitê um colegiado, com relevantes serviços prestados ao Ceará, estará à frente do evento.
Na oportunidade, serão agraciados com a Medalha Ambientalista Joaquim de Castro Feitosa o engenheiro florestal professor Mauro Ferreira Lima, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da caatinga, e o ambientalista Jorge de Moura, por sua dedicação e qualificação profissional em defesa da conservação da caatinga, do resgate cultural dos cearenses e do poder de mobilização em defesa das causas ambientais. A escolha dos nomes mereceu aprovação unânime.
O trabalho em prol das causas e benefícios da caatinga vai além, com a interlocução entre as prefeituras signatárias do Pacto. O diálogo aberto com os secretários de Meio Ambiente e Condema, de forma igualitária, fizeram do Pacto, um consórcio regional ambiental, que prima pela integração das regiões dos Inhamuns e Sertões de Crateús, um sonho do pesquisador Joaquim de Castro Feitosa, que criou a Fundação Bernardo Feitosa (FBF) e Museu Regional dos Inhamuns, parceiros do Pacto. 
Herança cultural
O tratamento aos municípios é para que se fortaleça a herança cultural, estabeleçam trabalhos no campo com práticas conservacionistas, respeitem o que restou das matas nativas, se recupere áreas degradadas com árvores nativas do bioma e árvores fruteiras.

A educação como fator de convivência com o Semiárido tem resultados expressivos na Região. Esse reconhecimento é para o Pacto Ambiental e para as pessoas que conosco trabalham o fortalecimento do Programa Selo Municípios Verde=PSMV que faz a diferença no Estado e o Projeto Mata Branca/BIRD/GEF que deixa marcas positivas na Região de atuação do Pacto, embora prejudicado pela seca que inibiu o êxito de dezenas de projetos produtivos na Bahia e no Ceará.
“São os município do Parisc que têm dado uma forte resposta ao programa. Sete municípios certificados com o Selo Verde, uma marca registrada e o objetivo é que os 100% desses municípios sejam laureados com a mais importante certificação pública estadual”, destaca Jorge de Moura, secretário executivo do Parisc, assessor de comunicação da FBF e do gabinete/Secretaria do Planejamento da Prefeitura de Tauá. (Por Ângelo Diniz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário