Adail Fontenele em estado de graça: Projeto do Metrô LEste será licitado mês que vem



A licitação acontecerá no dia 21 de maio. A Linha Leste transportará cerca de 400 mil pessoas diariamente. Será a maior obra urbana de Fortaleza com investimento de R$ 3,5 bilhões.

        A licitação do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. “Marcada para o dia 21 de maio a  licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar de imediato”, declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.

        A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza  Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.

        A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal  Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A  linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.

        A Linha Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do  Governo Federal. O secretário  Adail Fontenele destaca que estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela  Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (R$ 1,034 bi). Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos 4 sistemas metroviários  de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

Máquinas tuneladoras

        O Governo do Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas  tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as  primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho.

Saiba mais

- O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor que o valor  apresentado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht  Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.

- Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

- O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente  nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.

- Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia  na semana para manutenção.



A licitação acontecerá no dia 21 de maio. A Linha Leste transportará cerca de 400 mil pessoas diariamente. Será a maior obra urbana de Fortaleza com investimento de R$ 3,5 bilhões.

        A licitação do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. “Marcada para o dia 21 de maio a  licitação da maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que vencer a licitação comece a trabalhar de imediato”, declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.

        A Linha Leste prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza  Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.

        A linha será operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal  Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A  linha subterrânea seguirá em boa parte o trajeto da avenida Santos Dumont.

        A Linha Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do  Governo Federal. O secretário  Adail Fontenele destaca que estão garantidos R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela  Caixa Econômica Federal. A contra partida do Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (R$ 1,034 bi). Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos 4 sistemas metroviários  de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.

Máquinas tuneladoras

        O Governo do Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas  tuneladoras destinadas à construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as  primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto do Pecém em julho.

Saiba mais

- O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor que o valor  apresentado pela segunda colocada, a alemã Herrenknecht  Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.

- Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco centímetros de diâmetro.

- O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente  nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade.

- Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia  na semana para manutenção.

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