A licitação acontecerá no dia 21 de
maio. A Linha Leste transportará cerca de 400 mil pessoas diariamente. Será a
maior obra urbana de Fortaleza com investimento de R$ 3,5 bilhões.
A licitação
do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de
maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$
3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. “Marcada
para o dia 21 de maio a licitação da
maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma
desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que
vencer a licitação comece a trabalhar de imediato”, declarou o secretário da
Infraestrutura, Adail Fontenele.
A Linha Leste
prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente,
Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson
Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação
central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.
A linha será
operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas
diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de
conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal
Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o
trajeto da avenida Santos Dumont.
A Linha
Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. O secretário Adail Fontenele destaca que estão garantidos
R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do
Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. A contra partida do
Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (R$ 1,034 bi). Os
recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai
contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos 4 sistemas
metroviários de Fortaleza. Esses
recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra,
desapropriações e remoção de interferências.
Máquinas tuneladoras
O Governo do
Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas tuneladoras destinadas à construção dos
túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo
fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da
licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto
do Pecém em julho.
Saiba mais
- O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor
que o valor apresentado pela segunda
colocada, a alemã Herrenknecht
Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.
- Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco
centímetros de diâmetro.
- O impacto das obras de escavação com este equipamento é
praticamente nulo, uma vez que o túnel
terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
- Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando
somente um dia na semana para
manutenção.
A licitação acontecerá no dia 21 de
maio. A Linha Leste transportará cerca de 400 mil pessoas diariamente. Será a
maior obra urbana de Fortaleza com investimento de R$ 3,5 bilhões.
A licitação
do projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza já tem data definida: 21 de
maio, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A obra está orçada em cerca de R$
3,5 bilhões de reais e deve começar no segundo semestre deste ano. “Marcada
para o dia 21 de maio a licitação da
maior obra que o Estado do Ceará vai promover. Dificilmente acontecerá uma
desse porte nos tempos próximos. A grande condição é que a construtora que
vencer a licitação comece a trabalhar de imediato”, declarou o secretário da
Infraestrutura, Adail Fontenele.
A Linha Leste
prevê a construção das estações: Estação da Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente,
Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, CEC e Edson
Queiroz. Além dessas, haverá integração com as linhas Oeste e Sul na estação
central Chico da Silva, totalizando doze estações. Serão 12,4 km de extensão.
A linha será
operada com trens elétricos que transportarão cerca de 400 mil pessoas
diariamente. O projeto se integrará ainda às linhas Sul, já em fase de
conclusão, à Oeste, remodelada, ao ramal
Parangaba-Mucuripe, também em obras, e aos terminais de ônibus. A linha subterrânea seguirá em boa parte o
trajeto da avenida Santos Dumont.
A Linha
Leste, fará parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal. O secretário Adail Fontenele destaca que estão garantidos
R$ 2 bilhões em recursos federais para o projeto, sendo R$ 1 bilhão do
Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. A contra partida do
Governo do Estado do Ceará é de pouco mais de R$ 1 bilhão (R$ 1,034 bi). Os
recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai
contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos 4 sistemas
metroviários de Fortaleza. Esses
recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra,
desapropriações e remoção de interferências.
Máquinas tuneladoras
O Governo do
Estado, através da Seinfra, adquiriu quatro máquinas tuneladoras destinadas à construção dos
túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os equipamentos estão sendo
fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da
licitação, ao preço de R$ 128.224.258,52. A expectativa é que as primeiras duas tuneladoras cheguem ao porto
do Pecém em julho.
Saiba mais
- O valor apresentado pela Robbins é R$ 20 milhões menor
que o valor apresentado pela segunda
colocada, a alemã Herrenknecht
Aktiengesellschaft, que ofereceu o preço de R$ 147.999.999.
- Cada máquina terá seis metros e noventa e cinco
centímetros de diâmetro.
- O impacto das obras de escavação com este equipamento é
praticamente nulo, uma vez que o túnel
terá entre 15 e 30 metros de profundidade.
- Cada máquina abre 16 metros de túnel por dia, parando
somente um dia na semana para
manutenção.
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