A esperança vem do CEU


CEU: fiéis rezam por Jesus Misericordioso


FOTO: ELISABETH DREHER
“Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”, pediam milhares de católicos, ontem, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Na busca pela cura de doenças, alento para o espírito e graças por uma vida melhor, o público enfrentou o sol forte, ajoelhou-se e rezou durante a 7ª Festa da Misericórdia. A programação teve início com a execução do hino brasileiro, seguido do terço, apresentações musicais, sendo fechada com a realização da missa dos enfermos. O evento também fez parte dos preparativos para a Jornada da Juventude.
No CEU, a terra batida fez com que máscaras fossem utilizadas e, sem nenhuma sombra, os fiéis buscavam os guarda-chuvas para proteger-se do sol. Mas nenhum problema estrutural impediu que os joelhos encostassem no chão ou que as orações fossem feitas de forma concentrada, apesar do suor e dos rostos avermelhados. Bancos e cadeiras ajudaram na hora do descanso e qualquer material que fizesse sombra poderia abrigar o sono de crianças. Do lado de fora do Condomínio, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) orientavam o tráfego e, até as 17h, o fluxo de veículos foi considerado tranquilo.
O padre Sílvio Scopel, que faz parte da Comunidade Católica Shalom, explicou que a Misericórdia de Deus significa a incondicionalidade do amor divino. “Acreditar na Misericórdia é saber que Deus nos ama além dos nossos méritos. Como disse o papa Francisco, às vezes, nós podemos nos cansar de pedir perdão, mas Deus nunca cansará de nos perdoar”, detalhou. A fé demonstrada pelo público que participava da Festa é, para o padre, a certeza de que “o homem tem consciência de que não pode viver sozinho e busca a Deus”.
REVELAÇÃO DE DEUS
O evento religioso faz referência à revelação que uma freira polonesa, hoje santa, chamada Faustina Kowalska. Em 1931, irmã Faustina teria visto Jesus Misericordioso, vestido de branco e, do seu coração, emanava feixes nas cores branca e vermelha. “O branco era a água e o vermelho, o sangue. Significava a misericórdia ao mundo, que todas as almas poderiam ser salvas através dela”, complementou padre Sílvio.

Conforme ele, a religiosa teria, ainda, recebido a mensagem de que um homem sairia da Polônia e difundiria a devoção à misericórdia divina. O papa João Paulo II seria este homem, que a canonizou em 30 de abril de 2000 e faleceu cinco anos depois. Durante a aparição à freira, Deus teria pedido que ela pintasse uma imagem sua com as inscrições “Jesus, eu confio em vós”. Ontem, durante as orações, o fiéis repetiam a frase, e afirmavam que a entrega de vida à religião era sustentada exatamente pela confiança em Jesus.
BUSCA POR GRAÇAS E LIBERTAÇÃO
“É sinal de cura e libertação e, para mim, a maior benção é espiritual”, falava a doméstica Maria Célia Vieira, enquanto rezava o terço. Ela contou que foi “chamada” por Deus em 2008, quando “deixou o mundo” e dedicou-se à religião. Os joelhos sujos e o corpo encharcado de suor não significavam desconforto já que, para ela, estar ali a fazia participar do salvamento de muitas almas. “Me sinto grata por participar de momentos como este”, frisou.

O comerciante Raimundo Neves buscava graças. Membro de uma das caravanas do município de Aquiraz, ele levou toda a família a participar da 7ª Festa da Misericórdia. “Devo confessar que preciso me livrar do pecado do adultério, para fazer minha família mais feliz. Vim aqui atrás de graças e sei que vou alcançá-las”, afirmou. Escondendo-se do sol cobrindo o rosto com uma bíblia, Raimundo também rezava o terço.
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Durante o evento, membros da Igreja Católica divulgavam a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 2,5 milhões de pessoas. A Igreja, no Ceará, pretende levar 10 mil peregrinos [como são chamados os participantes], entretanto, apenas mil estão inscritos. Um dos coordenadores responsáveis por reunir jovens e membro do Shalom, Paulo Henrique, disse que a Festa é mais uma oportunidade de informar sobre a Jornada.
“Estamos realizando vários momentos de preparação e chamamento, como formações e vigílias, além de ações nas redes sociais, colégios e paróquias”, contou. Durante a Jornada, serão realizadas cerca de 300 atividades culturais. O Ceará será responsável por promover o Halleluya específico para o evento e apresentar espetáculos teatrais, como “Anchieta”, que conta a história da Evangelização no Brasil.

Paulo destacou que grupos de 50 participantes estão sendo formados pelo Shalom. Atualmente, os custos para a viagem, dependendo da quantidade de dias de participação, variam entre R$ 829,95 e R$ 1.923. Mais informações podem ser adquiridas através dos telefones 3091-2616 e 3264-6610. No dia 12, uma vigília será realizadas por alguns dos peregrinos cearenses.
SARA OLIVEIRA
saraoliveira@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário