RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO
A fim de reduzir custo e obter mais receita, a Gol acabará até maio com o
serviço de bordo gratuito em todos os seus voos domésticos. De graça,
só um copo de água será oferecido -ainda assim, a quem pedir.
DE SÃO PAULO
A medida é tomada no momento em que a Gol anuncia prejuízo de R$ 1,5 bilhão no ano passado, o dobro das perdas registradas em 2011.
No quarto trimestre de 2012, a empresa registrou perdas de R$ 447,1 milhões em meio a alta nos custos de combustível e gastos adicionais com o fim da Webjet.
Zanone Fraissat/Folhapress | ||
A companhia aérea Gol acabará até o mês de maio com o serviço de bordo gratuito em todos os voos domésticos |
A informação sobre o fim do serviço de bordo gratuito está em comunicado distribuído a pilotos e comissários, a que a Folha teve acesso.
Os voos nacionais correspondem a 95% da operação da companhia, que é a única a oferecer venda a bordo no Brasil. O processo começou em 2009 e hoje abrange metade dos voos nacionais. Na TAM, na Avianca e na Azul, o serviço é grátis.
Desde segunda-feira, o cardápio pago foi estendido para os voos da ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Isso significa que, neles, a opção grátis se restringe a água.
Até a semana passada, os passageiros da ponte aérea recebiam, de graça, amendoim, suco e refrigerante.
Também anteontem a Gol estreou quatro novos kits de cardápio: café da manhã e lanche nas versões "saudável" e "tradicional". Cada kit custa R$ 10 e só é aceito pagamento em dinheiro.
Um café da manhã saudável, por exemplo, traz suco de caixinha, queijo processado light, pãozinho, barra de cereal e geleia light. Não há sanduíches entre as opções.
Por enquanto, cada voo terá apenas 26 kits -para uma média de 150 passageiros.
No mundo, a venda a bordo é prática comum; companhias de baixo custo, como Ryanair e Easyjet, foram as precursoras do modelo.
Nos últimos anos, mesmo as companhias aéreas que oferecem serviço gratuito passaram a reduzi-lo.
"Acreditar no sucesso deste serviço é o início de tudo. Tenham certeza de que estamos disponibilizando um produto de qualidade. Sejam multiplicadores dessa ideia", disse a Gol no texto destinado aos funcionários.
O combustível, que subiu 18% anuais em dois anos, é um dos motivos para o prejuízo. Outros fatores citados pela Gol são a alta do dólar e o aumento acima de 30% nas tarifas aeroportuárias.
Colaborou MARIANA BARBOSA, de São Paulo
Por partes! Afinal, quando uma empresa aérea fala de milhōes em prejuízos, eu pergunto: Essa empresa, perdeu, sumiu, pagou, roubaram, sei lá o que, ou essa empresa deixou de ganhar? Não compreendo essa história de prejuízo ou deixar de ganhar! Se fosse prejuízo, na primeira tacada já fechava as portas. Em 2005 a bordo de um avião da Airtrans de Atlanta a Miami, uma passageira a meu lado deu gorjeta de U$20 ao comissário. "Eles ganham muito pouco" disse ela.
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