quinta-feira, 28 de março de 2013

Bico doce


A presidenta Dilma participa da cerimônia de entrega dos equipamentos na próxima semana
O governo federal vai entregar 31 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras a 59 municípios do Ceará na próxima terça-feira (2/4). Os municípios de Brejo Santo e Campos Sales vão receber os dois equipamentos.  A entrega será em frente ao Centro de Eventos de Fortaleza com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff.
Outros 34 municípios cearenses também vão receber motoniveladoras nos próximos meses. No total, 64 cidades foram selecionadas pela terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) para receber essas máquinas. Já em relação às retroescavadeiras, além das 31 que serão entregues em abril, dentro do PAC 3, outras 110 já chegaram a municípios do interior cearense.

Utilidade – A iniciativa de destinar os dois equipamentos aos municípios do interior do país é do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ideia é que as máquinas sejam usadas para recuperar e pavimentar estradas vicinais, que ligam os povoados e municípios do interior. Isso vai facilitar o escoamento da produção agrícola e a circulação dos moradores da área rural. “E se nós temos estradas bem pavimentadas, o pequeno agricultor vai gastar menos para ter um fogão ou geladeira, porque o custo do frete será menor”, ponderou o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra.
Ele informou, ainda, que as 110 retroescavadeiras já entregues também estão sendo usadas para abrir valas no leito dos rios e para fazer cacimbas e cacimbões, o que tem ajudado a matar a sede do gado nesse momento difícil por que passa o Ceará. Além disso, o delegado do MDA disse que o equipamento serve para impermeabilizar barragens e, assim, conter vazamentos e garantir água para o consumo humano e animal.
Critérios – Os municípios selecionados para receber as máquinas foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: extensão da área rural, participação no PIB agrícola, localização no semiárido e número de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. A participação do município nos programas Territórios da Cidadania e Brasil sem Miséria também foi levada em conta na seleção.
Municípios que serão contemplados em abril com os equipamentos:
Retroescavadeiras (31): Acarape, Alto Santo, Antonina do Norte, Apuiarés, Baixio, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Carnaubal, Cedro, Chaval, Croatá, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ipu, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Mulungu, Orós, Pacujá, Paracuru, Penaforte, Potiretama, São João do Jaguaribe, Senador Sá, Tejuçuoca, Umari e Uruoca.
Motoniveladoras (30): Aiuaba, Assaré, Aurora, Barreira, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Catarina, Farias Brito, Forquilha, Independência, Irauçuba, Itapagé, Jaguaruana, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Novo Oriente, Ocara, Pentecoste, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Uruburetama e Varjota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Capa do jornal OEstadoCe