Juazeiro do Norte acende as velas como queria Meu Padim


Milhares de fiéis participam de procissão das Candeias


CRÉDITO: DIÓCESE LOCAL
Muita emoção, devoção e fé. Assim pode-se definir o encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias na noite do último sábado (2) em Juazeiro do Norte. Com um grande cordão iluminado por velas, cerca de 250 mil devotos da “Mãe das Candeias” saíram em procissão do Santuário dos Franciscanos seguindo até chegarem à Basílica Menor, onde os fieis assistiram à missa celebrada pelo Padre Joaquim.
Vindos de toda parte do Brasil, os religiosos lotaram à Praça dos Romeiros com suas velas acessas, como diz a tradição e, receberam a benção do santíssimo. Para a vendedora paraibana Gláucia Pentecoste, o sentimento de participar da procissão pela primeira vez é imensurável. “Sempre tive muita vontade de vir a Juazeiro do Norte, mas só este ano conseguir realizar este sonho. Receber a benção do Santíssimo e referenciar a Mãe das Candeias não tem explicação”, disse emocionada.
Iniciada no último dia 29, a Festa das Candeias completa 124 anos de tradição na cidade e foi incentivada, inicialmente, pelo Padre Cícero. Ele era um devoto da santa. Este ano, a romaria tem como tema “A luz de Jesus nos Caminhos da Fé Romeira”. A preparação para os festejos começou a ser realizada com um plano de ação para o desenvolvimento das atividades de assistência ao romeiro, por meio dos órgãos públicos, entidades classistas e igreja.
O consagrado cantor entre os romeiros, Jota Farias se disse impressionado com a imensa multidão que tomou as ruas de Juazeiro nos últimos cinco dias, mesmo com as dificuldades que muitas cidades enfrentam em decorrência da seca que assola o Nordeste. Impressão compartilhada pela a aposentada Maria Dolores Costa, 71 anos, que participa da procissão a anos. “A cada ano o número de devotos só aumenta. Basta olhar a expressão no semblante de cada um e ver o quão emocionante e gratificante é participar deste momento”, finalizou Dona Dolores.
Nossa Senhora as Dores
A Secretaria de Cultura e Romaria estima que cerca de 400 mil pessoas passaram pela cidade nos últimos cinco dias. Contudo, alguns romeiros reclamam das condições de recepção na cidade.De acordo com o Secretário de Cultura e Romaria, Wellington Costa,vários problemas em relação às peregrinações de Juazeiro estão sendo debatidos entre os gestores.

A humanização do atendimento, desobstrução das vias, capacitação de guardas municipais, agentes de trânsitos e policiais civis, além do número de hotéis estão em pauta para serem estudadas e melhoradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário