Fortaleza já tem o que Salvador receberá hoje



 

 
 
Mais 3,6 milhões telespectadores vão poder assistir aos canais da Rede Legislativa em Salvador e Cuiabá
 
 
 
TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal
em sinal aberto e gratuito nestas capitais ainda em 2013
 
 

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebe amanhã representantes das Assembleias Legislativas dos Estados da Bahia e do Mato Grosso e os presidentes das Câmaras Municipais de Salvador, Paulo Câmara, e de Cuiabá, João Emanuel, para assinar acordos para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital em seus municípios. A cerimônia ocorrerá no gabinete da Presidência, no dia 28 de fevereiro, quinta-feira, às 15h.

Salvador passa a fazer parte das capitais que receberão o sinal digital no final de 2013, com as quatro emissoras em um mesmo transmissor. São elas: a TV Câmara, a TV Senado, a TV Assembleia da Bahia e a TV Câmara Municipal. Esta mesma parceria também será implantada, ainda no primeiro trimestre de 2013, em Cuiabá. O acordo que será assinado amanhã vai permitir que a rede fique completa na capital mato-grossense, com a adesão da TV Câmara Municipal.
 
Os transmissores para Cuiabá, Goiânia, Palmas e Vitória foram adquiridos pela Câmara dos Deputados no final de 2012. Estas operações estão em fase de implantação e serão inauguradas no decorrer do primeiro semestre de 2013. Assembleias e Câmaras Municipais assumem o custeio da infraestrutura em cada capital. Serão mais quase 7 milhões de telespectadores em potencial nestas quatro capitais.
 
Para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital são estabelecidas parcerias com o Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais para o compartilhamento de equipamentos e a consequente redução dos custos da operação.
 
O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.
 
A Câmara assinou acordo de parceria com o Senado Federal que prevê a instalação da Rede Legislativa em todas as capitais brasileiras. Cada Casa Legislativa ficou responsável pela implantação em 13 capitais. As capitais sob responsabilidade da Câmara são São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Palmas, Cuiabá, Goiânia, Vitória, Salvador, Natal, Rio Branco, Recife e Florianópolis. Ao Senado coube a instalação em Manaus, Belém, São Luís, João Pessoa, Maceió, Campo Grande, Rio de Janeiro, Curitiba, Macapá, Boa Vista, Teresina, Porto Velho e Aracaju.
 
Nas capitais, a Rede está em operação em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. No interior de São Paulo, Barretos, Jaú, Tupã e Ribeirão Preto já estão operando em caráter experimental. Em dezembro de 2012 foram inauguradas as operações de Uberaba e Manaus, esta última por iniciativa do Senado Federal.
 
Serão licitados ainda no primeiro semestre de 2013 os sistemas de TV Digital para Recife, Natal, Salvador e Rio Branco. Restará apenas Florianópolis para receber o sinal em 2014. As demais capitais brasileiras receberão o sinal da TV Câmara em operações do Senado Federal, parceiro da Câmara.
 
A Câmara dos Deputados tem consignações para operar em dezenas de cidades brasileiras, conquistadas em negociação com o Ministério das Comunicações e a Anatel. Em apoio à iniciativa, a Mesa Diretora da Câmara aprovou o Ato nº 52 / 2012 que regulamenta a implantação da Rede Legislativa.

Em 2013 serão inauguradas as operações em mais 36 cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais. São elas Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Divinópolis e Uberlândia; Campinas, Jacareí, Bauru, São Carlos, Ourinhos, Americanas, Araras, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Cubatão, Praia Grande, Bragança Paulista, Atibaia, Itu, Franca, Guarujá, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Penápolis, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Valinhos e Votoratim.
 
A Câmara dos Deputados já solicitou, durante 2012 e neste começo de 2013, mais 51 consignações para cidades de nove Estados.
 
Para Minas Gerais - Teófilo Otoni, São João Del Rei, Jacutinga e Itajubá.
Para o Pará -  Parauapebas.
Na Bahia -  Barreiras.
No Espírito Santo -  Castelo, Alegre, Anchieta, Santa Teresa, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Muqui, Itaguaçu, Baixo Guandu, Colatina, Cachoeiro do Itapemirim, Domingos Martins e Mimoso do Sul.
Para o Estado do Paraná - Altamira do Paraná, Arapongas, União da Vitória e Apucarana.
No Rio Grande do Sul - Rio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Passo Fundo, Capão da Canoa e Pelotas.
Para Santa Catarina - Blumenau, Camboriú e Itajaí.
Para Rondônia - Monte Negro.
No Tocantins - Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colina do Tocantins, Dianópolis, Araguatins, Miracema do Tocantins, Nazaré,Tocantinópolis, Guaraí.

Só para São Paulo foram solicitadas mais 45 novas consignações, para as cidades de  Sertãozinho, São Vicente, Novo Horizonte, Caieiras, Guarulhos, Bertioga, Caçapava, Catanduva, Diadema, Lucélia, Santana do Parnaíba, Andradina, Araçatuba, Avaré, Barueri, Fernandópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Itatiba, Jandira, Leme, Mauá, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Presidente Venceslau, Rio Claro, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Branca, Parnaíba, Santo Anastácio, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sumaré, Taubaté, Tietê, Ubatuba, Votuporanga e Serrana.

A Câmara dos Deputados quer levar a Rede Legislativa de TV Digital a todas as cidades do país. Para isto, as Câmaras Municipais interessadas em aderir ao projeto podem solicitar informações no e-mail redelegislativa@camara.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário