SAMU no Cariri


Mais um ano se passou e o SAMU não foi instalado no Cariri

Roberto Bulhões

A demagogia e a falta de compromissos de alguns políticos incompetentes e inoperantes que se dizem defensores dos Cariri se soma a mais um ano prometendo o que não podem cumprir. Não é de agora que eles fazem promessas para instalação do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU) na região do Cariri. Entra ano e sai ano e tudo fica só na promessa. Em outros estados, cidade do porte de Abaiara já conta com uma ambulância do SAMU, enquanto a região do Cariri vive no mais completo abandono. Apesar da grande quantidade de ambulâncias paradas nos depósitos e garagens alugadas pelo Governo Federal, o Cariri padece pela falta de um serviço de suma importância.
Desde a segunda administração do prefeito Mauro Sampaio  surgiu a noticia que o SAMU seria instalado no Cariri, mas precisamente na cidade de Juazeiro do Norte, para atender vários municípios da hoje região metropolitana do Cariri. Entra prefeito, sai prefeito e tudo só embromação. Enquanto isso, os atendimento de urgência são feitos precariamente por duas ambulâncias do Bombeiros de Crato e Juazeiro, quando estas funcionam. Geralmente essas viaturas que salvam vidas funcionam um dia e oito não, devido a falta de condições e muitas vezes de pessoal. Acontecendo mais de um acidente no mesmo município, o atendimento demora bastante, o que, de certa forma, coloca em risco a vida da vítima.
Na administração do prefeito Santana houve grande alarido sobre a vinda do SAMU e tudo não passou de demagogia política de deputados ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), a caça de votos dos caririenses. As eleições passaram e o assunto SAMU, desapareceu. Segundo o Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, quando falou no assunto SAMU no ano passado, este assegurou que estava tudo certo e as ambulâncias estariam no Cariri antes da eleição de outubro. Setembro passou outubro, novembro e dezembro, estamos em janeiro de 2013 e ninguém falou mais no assunto. O novo secretário de Saúde de Juazeiro do Norte José Damásio Soares Costa, um dos grandes defensores da vinda do SAMU para a região, assegura que assim que tomar pé da situação em sua secretaria vai iniciar imediatamente uma peregrinação sobre o assunto e quer saber o que falta para que o Cariri receba imediatamente as ambulâncias do SAMU.
Conhecedor profundo dos problemas no setor de saúde na região, Dr. Damásio, como é mais conhecido, acredita que com o SAMU funcionando em sua plenitude, tudo será mais fácil. O SAMU não atende apenas os acidentados. As ambulância são dotadas de paramédicos treinados  e até uma mini UTI e onde funciona, atende prontamente aos chamados de urgência e emergência, seja em um acidente ou em casa quando alguém sofre um infarto ou um derrame. 

Acessar sua lista de blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário