Roberto Claudio enredou pra Dilma dos malfeitos de Luiziane


Na primeira de uma série de reuniões da presidente Dilma Rousseff com prefeitos de capitais nordestinas nesta semana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), relatou ter tratado sobretudo de obras de Mobilidade e investimentos em Saúde e Segurança. Disse, contudo, que sua antecessora, a petista Luizianne Lins, não tinha “compromisso” com prazo de obras.
O prefeito expôs a situação do Saúde da Família e obteve o apoio da presidente na reestruturação do Programa, de forma a melhorar o atendimento básico à população da Capital. Outro ponto discutido foi o reforço para requalificar os Postos de Saúde de Fortaleza que, como constatou o próprio prefeito em visitas recentes a várias dessas unidades, estão precisando de melhorias na infraestrutura.
Mobilidade Urbana
A reunião era originalmente para tratar de questões relativas ao encontro de novos prefeitos, que será realizado na semana que vem em Brasília. Roberto Cláudio levou à presidente, porém, preocupação com as obras de mobilidade da capital cearense, sobretudo as do entorno do estádio do Castelão – uma das sedes da Copa em 2014. Embora o estádio já esteja pronto, Fortaleza concluiu apenas 2,5% das obras previstas para serem entregues em 15 de junho deste ano – às vésperas da Copa das Confederações. Isso é resultado, segundo o prefeito socialista, de “falta de compromisso com prazos da gestão anterior”.

Luizianne saiu da Prefeitura com popularidade em baixa e não conseguiu eleger seu sucessor, o ex-secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas. A disputa municipal em Fortaleza, no ano passado, expôs o racha entre PSB e PT na região. Roberto Cláudio é um dos prefeitos socialistas eleitos na esteira da popularidade do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no Nordeste.(Meu Deus! Quem escreveu esta estupidez?)
Dívida
De acordo com ele, o município herdou uma dívida calculada, até agora, em R$ 400 milhões. A dívida dos municípios deve dar o tom do encontro de prefeitos na semana que vem, quando o governo, que prepara um “pacote de bondades” aos municípios, deve anunciar medidas para renegociação dos débitos com a União.

Segundo o prefeito de Fortaleza, a presidente ressaltou a necessidade de gestores municipais comparecerem ao encontro. Reforçou que serão oferecidas oficinas que, disse ele, servirão para aumentar a capacidade de investimentos dos municípios e de aproveitamento das verbas federais. A reunião, que durou cerca de uma hora, também teve a presença das ministras Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Turismo
Após a reunião com a presidente Dilma e as ministras, Roberto Cláudio foi ao encontro do ministro do Turismo, Gastão Vieira. O assunto dessa nova conversa passou pela liberação de mais recursos para melhorar a infraestrutura de pontos importantes da Cidade, como as praças públicas de Fortaleza, com o objetivo de prepará-la para a Copa das Confederações, em junho, e a Copa do Mundo, em 2014. Roberto deve voltar a Fortaleza na manhã de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário