Quarto navio da Transpetro tem cearense na tripulação

O navio de produtos Rômulo de Almeida, que será entregue à Transpetro, presidida por Sergio Machado, na próxima quinta-feira (17), contará com um cearense em sua tripulação. Diego Saraiva Monteiro é o primeiro oficial de Máquinas desta que é a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a iniciar operações. O navio será o primeiro no Brasil a ter duas mulheres no comando: a autoridade máxima será paraense Hildelene Lobato Bahia, a primeira Comandante da Marinha Mercante Brasileira, ao lado da carioca Vanessa Santos Silva, a imediata (segundo posto na linha de comando).
Além de Diego, outros seis tripulantes dos 24 que farão a primeira viagem do Rômulo também são do Nordeste. Eles vêm de Bahia, Paraíba, Maranhão e Alagoas. Completam a tripulação, representantes do Rio de Janeiro, Amazonas e Pará. Este time comandará um gigante de aço de 183 metros de comprimento, 32 metros de largura e 43 metros de altura. O navio foi construído no Estaleiro Mauá (RJ) e tem capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis.
Com o Rômulo Almeida, serão quatro os navios do Promef entregues num período de pouco mais de um ano. As três embarcações em operação são: os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (PE).

A encomenda de 49 embarcações do Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje quase 60 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário