Putin concede cidadania russa ao ator francês Gerard Depardieu




O ator francês não está contente com o aumento dos impostos para os ricos no país (Johannes Eisele/AFP)
O ator francês não está contente com o aumento dos impostos para os ricos no país
 O presidente russo, Vladimir Putin, concedeu nesta quinta-feira (3/1) a nacionalidade russa ao ator francês Gerard Depardieu, depois que o astro do cinema criticou o aumento de impostos a 75% para os ricos proposto pelo governo socialista francês.A decisão aparentemente concede a Depardieu - um convidado frequente do circuito de celebridades de Moscou, mas que, no entanto, nunca pediu um passaporte russo - o direito de pagar o imposto de 13% cobrado na Rússia para todos, dos bilionários aos pobres."Vladimir Putin assinou um decreto concedendo a cidadania russa para o francês Gerard Depardieu", disse o Kremlin em um comunicado, descrevendo a decisão aparentemente sem precedentes. O decreto citou um artigo da Constituição de 1993 que estende aos presidentes o direito de conceder cidadania ou asilo político.Mas o anúncio mais pareceu um golpe de Putin contra o Ocidente - ansioso para mostrar uma abordagem mais favorável às empresas no que se refere aos impostos - do que um esforço real para atrair uma das maiores celebridades do mundo para Moscou. Depardieu afirmou no domingo que a decisão do Conselho Constitucional francês de anular o imposto de 75% aos contribuintes mais ricos não muda em nada sua decisão de sair do país.
O governo francês anunciou a intenção de seguir adiante com o aumento da pressão fiscal sobre as pessoas que recebem mais de um milhão de euros (1,3 milhão) por ano, com a adoção de novas medidas para que o projeto se adapte à Constituição. No fim do ano, o presidente Putin afirmou que estava disposto a conceder um passaporte a Gerard Depardieu, de 64 anos, para resolver a questão.
 
PEnso eu - Como o seguidor se recorda este blog anunciou que Depardieu entregaria a cidadania francesa depois de comprar a casa na Bélgica. Isso foi feito aqui bem antes de a notícia chegar ao Brasil por outras "bem informadas" fontes, como a Globo que, de Londres, deu a notícia três dias depois do blog. Sorry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário