PSB inaugura novo cenário em Fortaleza

ROCHANA LYVIAN
da Redação
 A Prefeitura de Fortaleza, que há tempos era polarizada entre PT e PMDB, nas últimas eleições, teve o cenário modificado, com a vitória do Roberto Cláudio. Agora, além de o partido deter o Governo do Estado, 40 municípios, tem a significância de reger a quinta capital do País. Para o presidente estadual do PSB, Karlos Kardoso, a expansão do partido deve-se “ao acúmulo de boas experiências administrativas ao longo de diversas cidades do País e capitais”.
O discurso do novo gestor de Fortaleza é de conciliação. Segundo Roberto Cláudio, para “Fortaleza dar certo” a aposta está no diálogo. “Compreendendo o papel republicano e democrático da oposição, buscarei sempre ter um diálogo aberto, acessível, sincero, de argumentos claros e objetivos, tanto com os partidos opositores, como os de base aliada. A despeito das relações de oposição da base de Governo, estamos juntos e possamos fazer Fortaleza dar certo”, relatou o prefeito ao ser empossado na Câmara de Vereadores, no primeiro dia de 2013.
Ao jornal O Estado, o presidente do PSB, e também, titular da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Karlos Kardoso, afirmou ser desafiador a política do diálogo,  porque tem como objetivo, “a construção de uma consciência cidadã e a busca da validação  dos  direitos humanos”.
PRIMEIRAS AÇÕES
Segundo Kardoso, as primeiras ações de governo de Roberto Cláudio, como ir aos Postos de Saúde, averiguar as estruturas e dialogar com servidores e população, comprova, a vontade de restabelecer os direitos dos mais carentes. “Não se pode falar de direitos humanos, se não tivermos, por exemplo, o atendimento básico à saúde,  então, esta preocupação que Roberto está tendo em visitar os postos de Saúde, aponta uma matiz de direitos humanos” avalia.

Segundo ele, o partido ao longo dos anos, vem acumulando experiências administrativas em diversas cidades do País e capitais, e ressaltou como exemplo Mor, Belo Horizonte, que no último pleito, teve a reeleição de Marcio Lacerda e considerada pelo PSB a capital mais bem gerida pela legenda. “Esse acúmulo vem da capacidade do partido em agregar as principais cabeças pensantes, independentemente dos matizes ideológicos, tudo em função de uma boa gestão” disse.
OPINIÃO
Apesar de Roberto Cláudio ter completado apenas uma semana de gestão a frente da Prefeitura de Fortaleza, o jornal O Estado foi às ruas saber dos eleitores as expectativas e qual avaliação do discurso do novo gestor.  Para o universitário Pedro Neto, 18 anos, aponta ser como “positivo”, o novo prefeito estar, “focado” em fazer o balanço para entender como funciona a Prefeitura. “Acho isso importante pra poder ter os pés no chão e concretizar os projetos que ele disse, na campanha que cumpriria”
“Desafio” é o que diz a servidora do município, Marta Rocha, 60 anos. “O discurso conciliador é uma forma de unir forças, porém acredito que pela disputa acirrada e como os fatos estão se sucedendo, esta fala não funcionará com o PT na Câmara de Vereadores, ponderou”.  Já a radialista, Meire Viana, 39 anos, acredita que o mandato do socialista será voltado pra Saúde e Educação. “Acho que ao andar durante a campanha eleitoral pelas favelas de Fortaleza, deparou-se com a realidade triste que vive muitas pessoas, principalmente a de não dignidade que muitas pessoas têm nestas duas áreas”.  Para a farmacêutica , Aline Bernardino, 27  anos, espera que se invista “em programas que deixem as crianças mais ocupadas com esporte, evitando assim que elas venham a ter acesso às drogas. Além de investir no que é prioridade, Educação e Saúde” compartilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário