Prisão para quem queria tomar conta de prisões


Dois são presos em concurso para agente penitenciário
Durante a prova para agente penitenciário da Secretaria da Justiça, ontem, dois homens foram presos por tentarem burlar o concurso

A aplicação das provas do concurso de agente penitenciário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) foi marcada por protesto e uma tentativa de fraude. Na manhã de ontem, durante a realização das avaliações, dois homens foram presos, por tentarem burlar o concurso.
Um agente penitenciário do Rio Grande do Norte tentou realizar a prova no lugar de um dos candidatos na Universidade Estadual do Ceará (Uece). A farsa foi descoberta, e os dois (o candidato verdadeiro foi localizado nas proximidades do local) foram encaminhados ao 11º Distrito Policial. Já a categoria aproveitou a ocasião para protestar contra o adiamento da chamada dos aprovados.
Conforme a delegada plantonista do 11º DP, Francisca Valéria Magalhães, a farsa foi descoberta pela Coordenadoria de Inteligência da Sejus, quando agentes perceberam a diferença entre as assinaturas do candidato e do falso concorrente. Quando solicitada a documentação com foto, a fraude foi confirmada. O falso candidato, cujo Polícia não quis identificar, bem como o candidato verdadeiro, encontrado próximo ao local da prova, foram encaminhados à Delegacia para prestar depoimento. Pela ação, ambos podem responder por crime de falsidade ideológica e fraude em concurso público.
MANIFESTAÇÃO
A aplicação das provas também contou com protesto da categoria. Agentes penitenciários e candidatos do concurso realizam manifestação contra adiamento da chamada dos aprovados no último concurso. A manifestação foi liderada pelo Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp).

Conforme o Sindicato, em acordo com a categoria, a Sejus havia se comprometido a convocar os aprovados no próximo mês. Com a chamada imediata de 800 agentes e ao longo da validade do concurso, seriam chamados mais 800. No entanto, o Sindasp notou discrepância, já que conforme divulgado, a convocatória será em março e as primeiras vagas serão convocadas de forma fatiada.
“A manifestação foi para mostrar à sociedade que precisamos de pelo menos dois mil novos agentes penitenciários no Estado”, desabafou o presidente do Sindasp, Valdemiro Barbosa.
Em nota, o Sindicato expressou repúdio à Sejus, afirmando que o Sistema Penal do Estado sofre com a insegurança devido à defasagem do efetivo dos agentes penitenciários. A categoria não descarta a possibilidade de paralisações, mas, deve realizar mobilizações neste primeiro momento.
SEJUS GARANTE NOMEAÇÃO
A Assessoria de Imprensa da Sejus informou que o concurso está em andamento e que ainda faltam etapas de notas e avaliação psicológica dos candidatos. Conforme o órgão, quem decide as datas é a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do edital que foi estabelecido.

A Sejus afirma que não há condições de nomear os candidatos antes do final do concurso, porém, garante que ao final do processo de seleção, os 800 agentes serão nomeados no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário