"Prefeitura estava em completo abandono", diz prefeito de Quiterianópolis José Barreto

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Quiterianópolis, o município foi deixado pelo ex-prefeito, Francisco Vieira Costa (Chico Vieira), em estado de abandono, em todos os setores. É possível ver a desordem que ocupa cada espaço. Na sede da Prefeitura Municipal, o novo gestor encontrou o prédio bastante danificado. Existem infiltrações, parte elétrica danificada, paredes e portas deterioradas, móveis quebrados, armários vazios e muita sujeira, além de débitos.
O pagamento dos servidores concursados, aposentados e pensionistas, referente ao mês de dezembro de 2012, não foi feito, representando uma dívida superior a R$ 800 mil. Os débitos com energia elétrica superam a quantia de 17,5 mil e as contas telefônicas da Prefeitura ultrapassam os R$ 16 mil. Além disso, o prefeito Chico Vieira deixou débitos referentes ao pagamento de INSS, FGTS, entre outros.

Na Saúde, a precariedade do sistema local é a mais evidente na região, dado o histórico baixo número de médicos (0,35 por mil habitantes). O atendimento do hospital municipal é precário, não havendo como fazer exames, partos e outros procedimentos mais complexos. A maioria dos pacientes é  transferida para Crateús. A baixa remuneração e essa precariedade também dificultam a vinda de médicos. “Creio que melhorando a Saúde e pagando melhor os servidores atrairemos profissionais”, destaca o prefeito José Barreto. O novo gestor está ciente dos desafios que enfrentará, mas como médico, garante que a Saúde será prioridade na sua gestão.
Equipamentos de trabalho como computadores foram extraídos do interior do prédio, além de documentos destruídos por cupins, dificultando assim o trabalho da nova administração. Quase todos os veículos da Prefeitura foram recebidos sem condição de uso. Alguns veículos estão sem condições mecânicas para trafegar e quase toda frota está com a documentação (IPVA/licenciamento) atrasada e com multas. Há exemplos de carros que estão com a documentação atrasada desde 2006.
CONQUISTAS
Em pouco mais de uma semana à frente do município, Jose Barreto Couto Neto (PSD), já comemora algumas conquistas. As ruas em quase toda sua totalidade estão limpas. Desde as primeiras horas do mês de janeiro o hospital tem médico de plantão e enfermeiros,  trazendo de volta a identidade dos quiterianopolenses que antes tinham que nascer em outras cidades. Além disso, o novo prefeito está reestruturando a parte interna da Prefeitura e criando a nova estrutura administrativa. Uma nova equipe de trabalho está sendo montada para comandar a Educação. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, já no final deste ano, o prefeito quer ver o município sendo destaque no estado através de seus índices de qualidade em todos os setores. A respeito da estiagem, para o prefeito de Quiterianópolis, a falta de água é o grande problema a ser enfrentado por ele e equipe. A população, composta por 19 mil habitantes, sofre desde o início do ano com a falta de água. O reservatório Colina está sem reserva hídrica há vários meses e muitas pessoas estão adquirindo água nos carros-pipas que transportam água do município de Novo Oriente e de Assunção, no vizinho Estado do Piauí.

A solução, segundo o novo gestor, José Barreto Couto Neto, natural de Jardim, com atuação como médico no município, é a construção de um novo reservatório, adequado às necessidades local.
“Saúde, Educação e Assistência Social serão prioridades em nossa administração. Mas temos profissionais preparados e engajados que vão alavancar o desenvolvimento em todos os setores de nosso governo”, destacou Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário