Preço dos veículos novos deve subir entre 3% e 4%

O início da retirada dos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), terá um impacto de 3% a 4% sobre o preço do carro novo, segundo estimativas da Fenabrave, a entidade que abriga as concessionárias de veículos.
O cálculo leva em conta o efeito em cascata sobre os demais impostos incidentes no preço do automóvel - ICMS e PIS/Cofins -, além da recomposição de margens de rentabilidade das empresas. A partir deste mês, o governo começa a retirar os descontos no IPI, que levantaram o mercado automotivo no ano passado. Para os carros de motor 1.0, a alíquota, antes zerada, sobe para 2% no período de janeiro a março. No caso dos automóveis de motorização acima de 1.0 até 2.0, a taxa passou de 5,5% para 7%.
As vendas de automóveis e comerciais leves (como vans e furgões) cresceram 6,11% - em 2012, no mercado brasileiro -, em comparação com o ano anterior. De acordo com o balanço divulgado na tarde de ontem, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados 3.634.421 veículos no acumulado do ano passado, valor maior que as 3.425.270 unidades vendidas durante os 12 meses de 2011.
Considerando automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus, as vendas em 2012 subiram 4,65% em 2012 em relação ao ano anterior, com a comercialização de 3.801.859 unidades. Quando se somam também as vendas de motocicletas e implementos rodoviários, foram contabilizadas 5.586.586 unidades, queda de 2,25% ante 2011, que teve 5.715.248 produtos comercializados. Para este ano, a Fenabrave projeta crescimento de 2,82% nas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos.

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