Entre
as licitações estão o EIA/Rima do Arco Metropolitano, aquisição de
descarregador de minério de ferro. O total dos dois investimentos chega a R$
400 milhões.
A
infraestrutura voltada ao Terminal Portuário do Pecém teve importante avanço
com a realização, na última sexta-feira (11), das licitações para a elaboração
do Estudo de Impacto Ambiental e seu
respectivo relatório (EIA/Rima) do Arco Rodoviário Metropolitano, uma
rodovia duplicada a ser implantada entre a rodovia BR-116 e o Porto do Pecém, melhorando a movimentação de cargas
entre aquele terminal e a Região
Metropolitana de Fortaleza e a licitação para aquisição de um novo descarregador, desta vez voltado ao
trabalho com minério de ferro, um dos principais insumos da siderurgia. As
propostas comerciais serão apresentadas em data a ser definida pela
Comissão Central de Concorrências, da
Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O
Arco já tem pronto o projeto executivo e aguarda a conclusão dos estudos oriundos do processo de Procedimento
de Manifestação de Interesse (PMI) para
uma possível Parceria Público Privada (PPP). A
rodovia deverá ter início na rodovia BR-116 entre os municípios de Pacajus e Chorozinho, fazendo intersecção com
as BRs 222 e 020, além das rodovias
estaduais (CEs) 060 e 065, até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São
Gonçalo do Amarante. A obra terá extensão de 108,2 quilômetros, duas faixas de
tráfego de 3,50 metros por sentido,
acostamento de 2,5 metros, além de 1 metro
de faixa de segurança. O investimento total de implantação do projeto
deverá atingir cerca de R$ 340 milhões.
Novo descarregador
As
empresas IHI Transport Machinary Company e a Tecnova do Brasil Equipamentos para Mineração Ltda.
apresentaram seus documentos de habilitação para a construção, montagem e testes do novo descarregador de minério de
ferro, orçado em R$ 60 milhões. O
equipamento retira o insumo dos navios e o coloca na correia
transportadora para o destino final. O descarregador será do tipo contínuo,
operando sobre trilhos e com capacidade nominal e 2.400 toneladas/hora devendo ser instalado no berço
externo do Píer 1 do porto. O porto já conta com um equipamento semelhante
destinado à operação com carvão mineral e uma nova correia transportadora
também está em fase de licitação.
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