Política



RC planeja diálogo com base aliada

O prefeito Roberto Cláudio planeja conversar com sua base aliada, até o final da semana, sobre as demonstrações de insatisfação, conforme informou o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Evaldo Lima (PCdoB).
O descontentamento dos aliados com o espaço dado pelo prefeito para que eles participem das decisões do Executivo não é novidade, mas se tornou público após o socialista exonerar funcionários terceirizados e comissionados da Prefeitura, dentre eles, alguns ligados a aliados da gestão. Outros pleitos, porém, pela falta de espaço na atual administração.
O PMN, partido presidido pelo deputado estadual Mário Hélio, não esconde a insatisfação com as articulações do governo Roberto Cláudio. O aliado aguarda o “direito” de indicar cargos comissionados na administração municipal. O problema é que, segundo ele, ainda não foi convidado para discutir sua participação na gestão municipal.
“O PMN foi o partido mais leal. Participamos 100% na eleição. Nem o dele, o PSB, foi tão fiel, pois 50% votaram no Elmano. PMDB só apareceu, de fato, no segundo turno. Apenas, Walter [Cavalcante] e Vitor Valim participaram ativamente. Até o PPL já foi indicado. Não entendo esta contemplação. Não estou entendendo, se é técnica com política, ou política com técnica”, pontuou o parlamentar, acrescentando que, pelo menos, esperava uma “gentileza” por parte do prefeito Roberto Cláudio. A declaração é referência ao fato de que outras legendas já foram acomodadas, mesmo tendo apoiado o socialista somente no segundo turno das eleições municipais.
Mário Hélio afirma que, apesar das críticas, o objetivo do manifesto não é desestabilizar o governo. “Queríamos apenas uma gentileza. Se ajudamos no plano de governo, podemos também contribuir na administração. Não é uma troca, logo porque não fizemos nenhum acordo prévio”, argumentou, referindo-se que o partido possui técnicos habilidosos. Na semana passada, outras bancadas demonstraram insatisfações com a participação no governo, ou mesmo com as exonerações realizadas pelo prefeito Roberto Cláudio.
DEFESA
O líder do governo, Evaldo Lima, disse que o governo já possui conhecimento dessas insatisfações, inclusive ele já conversou com alguns líderes e ouviu as reclamações pontuais de cada bancada. Ele esclareceu que, desde que assumiu a gestão, Roberto Cláudio tem tido um ritmo intenso de trabalho, sobretudo realizando um diagnóstico da gestão. Sobre as exonerações, explicou que a atitude é “natural” para readequar a nova estrutura, mas que, assim como os vereadores, o objetivo do prefeito é construir uma cidade melhor.

Indagado quando seriam iniciadas as conversas com as bancadas aliadas, o comunista disse que, provavelmente, os diálogos iniciarão hoje. Inicialmente, o prefeito deve receber as bancadas e, posteriormente individualmente cada parlamentar. Segundo ressaltou, todos os pleitos serão analisados e repactuados, de forma, “clara” e “transparente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário