Pois que RC abra a caixa preta

Como título “Roberto Cláudio reforça discurso de campanha”, eis artigo do jornalista Messias Pontes. Ele cobra que o prefeito Roberto Cláudio (PSB) abra a “caixa-preta” da administração Luizianne Lins (PT). Confira:
O que se tem observado ao longo dos anos é Executivo – prefeito, governador e presidente – mudar o discurso de campanha durante a posse no cargo. Para felicidade dos fortalezenses, o novo prefeito, empossado na noite da última terça-feira 1º, na Câmara Municipal de Fortaleza, reafirmou todos os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral do ano passado.
Não pude ir, por questão de saúde, à posse dos novos vereadores e do prefeito Roberto Cláudio(PSB) e do vice Gaudêncio Lucena (PMDB). Porém, assisti em casa, pela TV Fortaleza, a toda solenidade. Confesso que fiquei muito entusiasmado com a firmeza com que o novo Prefeito reafirmou a sua prioridade absoluta nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana, justamente o que há de mais carente em nossa Capital. Todas as outras áreas de atuação também foram lembradas e reafirmadas com ênfase, como meio ambiente, direitos humanos, saneamento básico e sobretudo a determinação de trabalhar para erradicar a miséria absoluta em que vivem cerca de um milhão de pessoas nesta Cidade. Frisou Roberto Cláudio que não faria caça às bruxas nem uma revisão amargurada do passado, e conclamou a todos que acreditaram na sua proposta e noutro projeto a “baixar as armas”.
Não se trata de baixar as armas, Prefeito. A verdade tem de vir à tona para que todos saibam como a Cidade foi tratada nos últimos oito anos e como foi entregue. Ninguém de bom senso vai querer que se administre olhando sempre para trás, mas também não se pode admitir que os erros cometidos sejam omitidos. O grande erro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi não ter aberto a caixa-preta da administração tucana. Hoje paga caro essa omissão. A caixa-preta da administração Luizianne Lins deve ser aberta agora em nome da boa governança. Nada de vingança, de retaliação, mas para que todos conheçam a verdade até para poder ajudar no que for possível.
A transparência, igualmente, mereceu do chefe do poder Executivo Municipal atenção especial, também chamando a atenção a reafirmação da abertura de um canal permanente de comunicação com a sociedade, coisa que na administração passada era impensável dado o hermetismo em que se fechou. A interlocução até mesmo com companheiros do próprio partido (PT) era inexistente.
O secretariado municipal que ontem assumiu suas funções, pelo seu perfil, também nos enche de esperança de que as políticas atrasadas levadas a cabo por Luizianne serão definitivamente erradicadas. Podemos acreditar que a velha política do toma-lá-dá-cá não mais terá vez em nossa querida e sofrida Cidade.
A primeira promessa de campanha começou a ser cumprida ontem com a visita do Prefeito e da secretária de Municipal de Saúde, Fátima Martins, a três postos de saúde da zona Oeste da Cidade – Jacarecanga, Barra do Ceará e Floresta, onde ambos constataram a falta de médicos, de medicamentos e outras sérias deficiências. O vereador Iraguassu Teixeira (PDT), que é médico do posto de saúde da Floresta e que vinha denunciando o seu abandono, também acompanhou Roberto Cláudio. Hoje Prefeito e secretária de Saúde visitam os postos do Vicente Pinzon, Mucuripe e Serviluz, todos na zona Leste. Ele declarou que até o final deste mês visitará os 92 postos e os hospitais do Município.
As obras de mobilização, tão desprezada pela administração anterior, serão aceleradas para que as próximas ao estádio do Castelão estejam prontas até o meio do ano quando terá início a Copa das Confederações, e até meados de 2014 todas as obras projetadas estejam concluídas. Para tanto Roberto Cláudio contará com o irrestrito apoio do governador Cide Gomes e da presidenta Dilma Rousseff.
Sem querer dar uma de pitonisa, podemos prever que a educação em Fortaleza deixará de ser a segunda pior do estado, e que a saúde deixará a UTI em que se encontra. Também não é temeroso afirmar que a verba publicitária do Município será distribuída sem discriminação e tampouco haverá censura a programas de rádio e televisão como vergonhosamente aconteceu na administração da jornalista Luizianne Lins, quando ela e sua Coordenadoria de Comunicação resgataram um dos entulhos autoritários mais nojentos e execráveis da ditadura militar (1964-1985).
Independente de ter ou não votado em Roberto Cláudio, todo fortalezense que ama esta Cidade tem a obrigação de dar a sua parcela de contribuição para torná-la mais humana, justa e boa de se viver. Neste momento, um voto de confiança é mais que necessário.
Parabéns, prefeito Roberto Cláudio.
* Messias Pontes,
Jornalista e radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário