Opinião

O texto é do vereador Walter Cavalcante, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

A partir de 1º de fevereiro, a Câmara Municipal de Fortaleza inicia seus trabalhos. Como presidente da Casa, eleito pela maioria dos 43 vereadores da Legislatura 2013 – 2016, estaremos, durante os próximos dois anos, na luta para garantir os direitos do cidadão.
Com uma pauta que vai, desde a valorização das comissões técnicas até a importante regulamentação do novo Plano Diretor de Fortaleza, pretendemos usar da unidade entre os 21 partidos presentes para aproximarmos cada vez mais o Legislativo Municipal da população.
De início, e em um período de convocação extraordinária, aprovamos nessa sexta-feira, 4, as mensagens do Executivo que versam sobre a reforma administrativa, criando novas secretarias e reformulando algumas já existentes.
A proposta é melhorar serviços e ações oferecidos pela gestão do prefeito Roberto Cláudio (PSB) e do vice Gaudêncio Lucena, meu companheiro de partido, possibilitando maior celeridade e responsabilidade com o bem público e com os munícipes.
À frente da augusta Casa, pretendemos trabalhar com transparência por entendemos que o reflexo de todo o processo democrático oriundo da Câmara Municipal está no dia a dia do fortalezense. E ao cidadão cabe o papel fundamental da saudável cobrança em relação aos atos dos vereadores escolhidos.
Dentre as metas da minha gestão para o período 2013–2014 estão, além do melhoramento do espaço físico do Legislativo, a criação da Comissão Permanente de Negociação, que terá a função de facilitar o diálogo do legislativo com os movimentos sociais; e a criação do escritório de Direitos Humanos fortalecendo convênios com advogados, de modo a dar assistência a pessoas mais carentes e entidades que procurem a Câmara em busca de garantir seu pleno exercício da cidadania.
Pretendo também, como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, dar continuidade ao projeto Câmara nos Bairros, por entender que esta é a forma mais democrática de ouvir a população e interagir às suas demandas e necessidades, servindo como um canalizador desses anseios para os órgãos competentes.
A difusão da cultura nas instalações da Câmara, utilizando a praça Barros Pinho como palco, e a abertura de espaço na grade de programação da TV Fortaleza para atos ecumênicos são outros dois pontos que destaco como formas de aproximar o legislativo do cidadão.
É, portanto, uma luta que, em nome do povo de Fortaleza e de Nossa Senhora de Fátima, da qual sou devoto, manteremos à frente da Câmara Municipal: o bem-estar que o fortalezense tanto merece e tem direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário