Comunicação eficiente - I
J. Ciro Saraiva - Jornalista
Uma administração
municipal não pode prescindir de um amplo e eficiente esquema de
comunicação social. Nem sempre porém, essa necessidade, é suprida
corretamente e em consequência, os arranjos cometidos pelos novos
administradores acabam dando com os burros n’agua.
Agora mesmo, com o advento das novas
gestões, o que se espera é que os homens eleitos para dirigir os
municípios, se convençam de que esse é o caminho a ser trilhado. A menos
que queiram cair do cavalo, como já aconteceu em várias ocaiões e em
diversas partes do País.
Convém ter em mente, entretanto, que
pode ser considerado uma boa assessoria para uns, pode não ter o mesmo
resultado com relação a outras. Assim, é preciso acomodar situações,
fazer reparos, definir prioridades e destinar recursos tanto quanto
suficientes para fazer face as despesas que são muitas.
O que é uma Assessoria de Comunicação
Social ou uma Assessoria de Imprensa ? Nada mais nada menos do que um
instrumento por onde se apreende o que o povo quer que seja realizado em
seu proveito e se divulga aquilo que a Prefeitura vai realizando.
Aí a pesquisa tem um papel fundamental.
Mas, além desses, há outros setores que precisam ser contemplados, tais
como a ação governamental posta em prática em favor dos humildes, das
pessoas carentes e daqueles homens – e mulheres – que precisam do apoio
oficial para cuidar de sua saúde, da sua educação. Sem esquecer os
programas de moradia e saneamento, segurança e transporte coletivo que
são os grandes desafios das cidades grandes.
O que foi feito em Fortaleza pela
administração municipal passada, por exemplo, em termos de comunicação ?
Nada, absolutamente nada ! Apesar da ex-prefeita ser uma professora na
área, a verdade é que a comunicação do município relegou
empreendimentos que poderiam ter sidos atacados, não fosse a arrogância
e os ímpetos discricionários da dama de vermelho.
Agora, com o início de uma nova
administração, é preciso considerar que tudo isso foi um erro e que esse
erro não pode continuar. Escrevo estas linhas também com o propósito de
alertar o novo prefeito, Roberto Cláudio, para a importância que tem,
na administração, um plano de comunicação social. Uma administração
consciente, que deseje alcançar os objetivos destinados a uma
reformulação de métodos, não pode deixar de se preocupar com a questão.
Não é o caso de se fazer amadorismo,
nem de se contratar bichos-papões para cuidar de uma coisa que é nossa.
Em três dias seguidos, se a tanto me permitir, faremos aqui, neste mesmo espaço, algumas observações
sobre esse assunto. Convido a quem interessar possa a nos acompanhar
nesse raciocínio. Não se trata de ensinar padre-nosso ao vigário, nem
tão pouco ser arquiteto de obras feitas.
O buraco é mais em cima. Não se brinca
com coisa séria e comunicação é coisa que só os homens inteligentes
podem compreender. Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica, se
entrumbica”.
J.Ciro Saraiva de Oliveira foi Secretário de Comunicação Social dos Governos Manuel de Castro e Gonzaga Mota e coordenador da primeira campanha política de Tasso Jereissati ao Governo do Ceará.
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