O que é que tem uma coisa a ver com a outra?


Corte na conta de luz 'compensará' a alta
O corte de 20% na conta de luz deve ‘compensar’, com folga, o peso da alta da gasolina sobre a inflação deste ano, segundo estimativas do Banco Central (BC).
As últimas projeções da autoridade monetária máxima do Brasil sugerem que o corte de 20% nas tarifas de energia, neste ano, deverá eliminar um ponto percentual da inflação em 2013, disse uma fonte do BC, sob condição de anonimato.
A instituição também antecipa que a esperada alta nos preços da gasolina deve ter um impacto de 0,3%, na inflação deste ano.
“Essa previsão é baseada na autorização do governo para um aumento de cerca de 7% nos preços do combustível”, lembrou a fonte, dizendo que nenhuma decisão será anunciada até o início de fevereiro.
Oficialmente, o BC ainda divulgou suas estimativas sobre os efeitos que o aumento dos combustíveis teria na inflação, porque o governo ainda não tomou uma decisão a respeito. A estimativa do Banco Central sobre o efeito do corte na conta de luz, sobre a inflação, é quase o dobro das feitas por analistas do setor privado.
GARANTIA
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, afirmou ontem, que o Brasil já tem segurança energética para sediar uma Copa do Mundo agora e que as obras, que estão sendo feitas no setor, são para atender exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

“O que estamos fazendo é um conjunto de obras adicionais, para dar muito mais segurança, por exigência da Fifa. É a redundância da redundância”, asseverou.
Segundo ele, as obras que apresentam algum tipo de atraso são na área de distribuição, e podem ser executadas em um curto espaço de tempo, entre três e seis meses.
De acordo com Hübner, o governo está monitorando a situação das obras, por meio de um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e as empresas estão sendo cobradas para execução no ritmo certo. “As obras estão todas em andamento e com certeza estarão executadas nos prazos necessários para a cobertura adequada da Copa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário