MP envia recomendação à Prefeitura de Pacajus


O Ministério Público do Estado do Ceará expediu uma Recomendação ao prefeito de Pacajus, Marcos Roberto de Brito Paixão, e ao responsável pelo Instituto Nacional de Gestão Avançada (Inga), Rodrigo Lima de Menezes. O documento pede que seja assegurada aos candidatos sabatistas a realização das provas do concurso público municipal previsto para o dia 2 de fevereiro. Segundo o promotor de Justiça Ythalo Frota Loureiro, no edital do certame não consta a opção para esses candidatos declararem necessidade de atendimento especial por motivos religiosos.

Adeptos da religião Adventista do Sétimo dia denunciaram a situação ao MP, pedindo que tenham a opção de ficar em regime de confinamento no dia do exame até o pôr do sol, para somente depois fazerem a prova. Eles afirmam ter procurado o Inga, empresa organizadora do concurso, para tratar do assunto, mas não obtiveram retorno. Na Recomendação, expedida ontem, dia 16, o Ministério Público pede a publicação de edital com abertura de prazo para declaração desses candidatos e o confinamento e a incomunicabilidade deles em local próprio para a aplicação das provas nas condições citadas anteriormente.

O confinamento de candidatos sabatistas já é usual na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, quando cerca de 85 mil pessoas ficam isoladas durante seis horas para a realização das provas somente no início da noite.  Segundo a Constituição Federal, ninguém deve ser privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.\

\Penso eu - Com todo respeito, sera que o MP poderia tambem olhar direitinho as contas daquele prefeito que foi posto pra fora, nao? Tou so perguntando. Por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário