Morreu Valdemar Caracas

http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/wp-content/uploads/2013/01/untitled4.png
Eram duas horas da tarde de hoje quando Valdemar Caracas cansou de viver. Tinha 105 anos, muitos dos quais dedicado ao Ferroviário Atlético Clube que ajudou a fundar. Morreu de uso, de idade, de velhice. Lúcico até bem pouco, reclamava quando ia ver os amigos no Caravelle ou noutros bares que frequentava na cidade; O que é que eu ainda estou fazendo aqui ?, perguntava a amigos e parceiros de mesa. O ferrim fica mais triste, Fortaleza fica mais pobre, a boemia perde um ícone de alegria.
Em dois dias a torcida do Valdemar Caracas. Deus os tenha e nos proteja de todo o mal.

3 comentários:

  1. Sr. Valdemar Caracas (em memória),
    fundador da agremiação/instituição
    Ferroviário Atlético Clube.

    Deixa para a história o legado. Dedicação familiar, bom caráter, boa disposição de viver, ensinamentos exemplares de boa conduta, para os mais novos ou interessados.

    Deixa involuntariamente, a sua obra-prima, no desporto local, mesmo enfrentando desagradáveis períodos, bastante normal, na trajetória de uma agremiação futebolística, proporcionou muito mais alegria e orgulho, não o orgulho soberbo e sim, o orgulho satisfação, a todos os admiradores do “glorioso” Ferroviário Atlético Clube, carinhosamente o “Ferrim”, imponentemente o “Ferrão”, já chamado de “Super Ferrão”, onde prestou seu relevante serviço, na posição de técnico (treinador), UM VENCEDOR.

    Primeiro técnico (treinador), quando nos bons tempos de Rede Ferroviária Federal S.A., saudosa desde a década de ’90, era conhecido por... “o time da RFFESA”. Uma valente locomotiva “coral” e uma composição de tantas vitórias, inesquecíveis, construindo sua grandeza em tradição. Desde 1939, ingressando no certame da primeira divisão, campanhas magistrais de estarrecer, de estremecer qualquer “desafiante”.

    O time da “RFFESA”! Também conhecido.
    Numa época de sonhos (ideais) e deslumbres (maravilhas), bem a quem do tempo atual, na voraz, na gritante 'apelação ridícula' de 'cartolagem' com seus ‘compinchas’ apelidados de patrocinadores (NADA CONTRA O SAUDÁVEL PATROCÍNIO), era praticada verdadeiramente, qualquer atividade de seu respectivo segmento, com dedicação, com diligência, com destreza, pouco importando o quanto se empenharia de esforços. O importante era realizar, realizar-se na simplicidade daquilo no qual se propunha.

    Servidores, na maioria ou “quase totalidade” entusiastas, prestaram a individual colaboração, ou seja, 1% (um por cento), de seus vencimentos de salário mensal, para o “time da RFFESA”, dentre estes ilustres colaboradores, mesmo resguardando-se ao anonimato, COLETIVAMENTE, prestaram tão importante contribuição, pois, tratava-se de “provinda” de coração.

    Lembrando, haviam servidores da renomada “repartição pública federal”, quando iniciaram as atividades “laborais”, ainda no primórdio desta(a repartição), denominada “Estrada de Ferro”, embora tendo por seu “time de coração”, Ceará, Maguari, Fortaleza, América, Guarany de Fortaleza(já extinto)... manifestaram um sentimento especial, “xodó”, pelo Ferroviário, sem deixar de torcer pelo seu clube preferido, é logico! A exemplo de meu avô-paterno e dois tios-paternos (avô e um dos tios - "em mm."). Observando evidente, os que já simpatizaram de forma direta, seu sentimento exclusivo, a esta “então” nova agremiação, novo “esquadrão” de futebol.

    Enquanto nossa “existência material”...
    Será sempre para todos os admiradores e desportistas, independente da agremiação preferida, a obra-prima, desenhada, trilhada, realizada, honrada do Sr. Valdemar Caracas.

    "Família coral" e
    desportistas/torcedores, independente da agremiação de preferência...
    momento de “despedida”.
    incômoda, dolorosa separação física.
    Lamentável.
    Porém, no sentimento consolador...
    O dever cumprido!
    Embora respeitando a honrada idade "centenária" do Sr. Valdemar Caracas e a vontade de Deus Especialmente, é inegável, "gostarmos de viver mais", gostarmos que boas pessoas, “pessoas de bem vivam mais”.

    À família do Sr. Valdemar (agora, "em mm."),
    Solidariamente,
    minha sincera condolência.

    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir
  2. valdemar interceda pelo tubarao da barra

    ResponderExcluir