MAIS UM ACHADO DA INCOMPETENCIA DA SAÚDE NO CEARÁ


Policlínica de Iguatu fechada há 15 meses
Os moradores da região Centro-Sul do Ceará vivem a expectativa de funcionamento da Policlínica Tipo II, construída no município de Iguatu. A obra foi concluída há quinze meses, mas ainda não foi equipada. O prédio permanece fechado, e em algumas partes da sua estrutura já há sinais de deterioração, onde algumas chapas de metal que fazem a cobertura do teto estão se desprendendo, podendo até provocar um acidente.
Um outro problema que estaria afetando a estrutura do prédio seria o ataque de cupins na parte onde funcionava o antigo Hospital Santo Antonio, construído na década de 1930. O prédio foi reformado e ampliado para abrigar a unidade da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (Ceres).
O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, do PCdoB, recentemente concedeu uma entrevista numa emissora de rádio local, e falou do problema. Segundo ele, o atraso na inauguração da Policlínica de Iguatu se deve a vários fatores, entre eles a falta de profissionais médicos e também a burocracia para a compra de aparelhos para equipar as salas de diagnósticos.

Consulta ambulatorial
A Policlínica de Iguatu ocupa o antigo terreno do Hospital Santo Antônio dos Pobres, que estava desativado. A unidade tipo II vai oferecer consulta ambulatorial especializada em oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. No Ceará, estão sendo construídas várias policlínicas, e oito delas já estão em funcionamento: Baturité, Tauá, Camocim, Itapipoca, Sobral, Brejo Santo, Pacajus e Aracati. As demais estão em andamento, fase de conclusão e serviços de acabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário