Lixão a céu aberto começa a ser desativado na grande Fortaleza

53 equipes iniciam limpeza das vias
As Regionais II e IV são as primeiras contempladas pelo pacote de revitalização e conservação das vias de Fortaleza, a ser executado pela Prefeitura. Nos bairros das Regionais, ontem, 53 equipes da Ecofor iniciaram a operação de limpeza das principais vias. Na Serrinha, bairro da Regional IV, o prefeito Roberto Cláudio visitou, juntamente com o titular da recém-criada Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, a Avenida Bernardo Manoel, que na ocasião, começou a receber os primeiros reparos no canteiro Central. 
Por toda extensão da via foram realizados serviços de coleta de lixo, capinagem e pintura do meio fio. O marceneiro, Leopoldo Araújo, que estava esperando a condução no ponto de ônibus quando o atual gestor chegou para conferir o trabalho de limpeza na Avenida, disse que todos os dias a via acumula grande quantidade de lixo, e considerou a limpeza necessária. “Acho bacana essa limpeza que estão realizando porque é muito lixo acumulado. O mau cheiro é horrível e a poeira também. Tem dias que até rato é encontrado por aqui, mas espero que a limpeza seja regular”, frisou.
ACÚMULO DE LIXO
A auxiliar de escritório, Clarisse Dieneis, confirmou a denúncia. “A sujeira é demais. De manhã eles limpam e a tarde já está tudo sujo novamente. Aqui em frente à loja acumula muito e nós mesmos limpamos”. Já para outro morador do bairro, Jurandir Gomes, a situação é pior. “Além dos lixos jogados na avenida, na rua em que moro, a Montevidéu, temos que conviver com um bueiro, que é em frente a minha casa”, reclamou. Ainda segundo Jurandir, o esgoto entope e transborda por toda rua, ocasionando mau cheiro e mosquitos. “Reclamamos para a Cagece, mas ninguém apareceu. Nada é resolvido”, completou.

De acordo com o secretário, ontem, os serviços também estavam sendo realizados no bairro do Itapery, Vila União, Praia do Futuro e Cocó. A partir de segunda-feira (14), serão 65 equipes da Ecofor trabalhando nas demais Regionais. Bem como as trocas das luzes amarelas pelas brancas, nas principais avenidas e pontos de ônibus de Fortaleza.
REVITALIZAÇÃO
Conforme o prefeito, o trabalho de revitalização da Cidade engloba a drenagem de bueiros e canais, pintura de meio-fio, coleta de lixo, limpeza de canteiros, fechamento de buracos e a troca da iluminação. “É um esforço concentrado de cuidado com a Cidade. A Cidade estava suja, locais com buracos abertos há mais de 12 meses e mato tomando os meios-fios”, ressaltou.  

O secretário, João Pupo, garantiu que as limpezas serão realizadas com frequência em todo o Município, mas, esta se trata de uma operação inicial associada a uma ação preventiva com a chegada do período chuvoso. “O que nós temíamos mais é que se a gente não fizesse esse trabalho agora, no início da quadra invernosa, a água ia levar tudo e ia entupir em algum canto. Então, fazendo essa operação agora, a gente tende a minimizar os efeitos da quadra invernosa”, disse o secretário.
Sobre a continuidade das limpezas o prefeito também garantiu que “Nos três primeiros meses iremos concentrar mais gente e máquinas para recuperar o tempo perdido, depois regularizar os serviços de limpeza urbana, iluminação e pavimentação. Como tem muito problema acumulado resolvemos fazer um esforço concentrado nestes 90 dias”. Ele afirmou, ainda, que somente após resolver os problemas de pavimentação e iluminação é que irá prestar conta da operação, para avaliar o total gasto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário