Inauguração foi ato político, diz Roberto

O prefeito Roberto Cláudio (PSB), que hoje completa 11 dias à frente
O prefeito Roberto Cláudio (PSB), que hoje completa 11 dias à frente da Prefeitura de Fortaleza, continua a visitar equipamentos públicos de responsabilidade do Município.
Ontem, foi a vez dos Cucas das Secretarias Regionais Executivas V (Chico Anysio), no Mondubim e VI (Luiz Gonzaga) no bairro São Cristóvão, que têm como objetivo, garantir especificamente aos jovens, o direito à educação, qualificação profissional, lazer, cultura, trabalho e renda.
Porém, durante as visitas, o prefeito deparou-se com os prédios inacabados e sem os equipamentos internos. Contudo, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) inaugurou os equipamentos, no fim da sua gestão. Segundo Roberto Cláudio, será necessário desembolsar cerca de R$ 9 milhões para entregá-los à população.
Ao Jornal O Estado, Roberto Cláudio afirmou que será um “grande desafio” para colocar para funcionar os Cucas, porque terá de mexer no Orçamento do Município.

“Vai precisar tanto de gestão, como de muito dinheiro do Tesouro Estadual para contratar gente, fazer equipamentos e terminar obra e colocá-los para funcionar”, proferiu Roberto Cláudio, declarando ainda que, foi “um ato político” da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) em inaugurar os equipamentos, sem que estejam devidamente prontos.
De acordo com Roberto Cláudio, os Cucas não foram inaugurados e precisarão de recursos da Prefeitura, além de novas licitações.
“Inauguração de obra é um ato da administração pública, inaugura-se obras para entregá-las à população. Vimos no Cuca Luiz Gonzaga, uma obra que só tem 55% desenvolvida, com inúmeros desafios e problemas graves. Também, vimos lá, um canal com fezes passando por dentro. Falta comprar equipamentos, além de uma nova licitação porque a obra está toda aditivada, passou da margem para pagar a mais”, declarou.
ELEFANTE BRANCO
Segundo Roberto Cláudio, o que interessa às pessoas, não é o prédio, “isso é um elefante branco”, disse ponderando ser mais importante “os equipamentos”, e “pessoas” para usufruí-los. O prefeito ainda assegurou que até o segundo semestre, entregará os prédios em pleno funcionamento.
Para o secretário da Regional V, Julho Ramom, a visita do prefeito é importante para que ele entenda em que “realidade” está a obra. “É importante, também, alertar a população para que ela não cobre uma ideia que se passou de que estava inaugurado e pronto”.

Para o secretário, o Cuca Chico Anysio dará, à comunidade, infraestrutura, melhorando-a dos  baixos índices que atualmente a localidade vive. “A Regional tem problemas pontuais, que precisam ser repensados. Analisar políticas para a juventude, lazer, infraestrutura, violência, além de baixo índice de renda. Precisamos pensar e desenvolver oportunidade de novos negócios para a região” informou.
Viagem
A primeira viagem oficial do prefeito de Fortaleza será realizada hoje. Roberto Cláudio seguirá para a Brasília para participar de uma audiência no Ministério da Educação. A viagem tem o objetivo de captar recursos para projetos na área.

O secretário de Educação, Ivo Gomes, deverá estar presente à audiência, quando apresentará um levantamento sobre a atual situação do setor educacional em Fortaleza. Roberto Cláudio também deverá apresentar projetos em outros ministérios, como o da Saúde. (Rochana Lyvian, da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário