Um
herói cearense, o Dragão do Mar – como foi chamado o líder jangadeiro e
abolicionista Francisco José do Nascimento – dará nome ao terceiro
navio construído para a Transpetro no Nordeste. Construído pelo
Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco, este
petroleiro faz parte de uma série de dez navios do tipo suezmax
encomendados ao estaleiro.
Com
274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de
barris de petróleo – o equivalente à metade da produção nacional – o
Dragão do Mar está em fase de edificação no EAS e deve ser entregue à
Transpetro no final do ano. Tem as mesmas características dos navios
João Cândido, o primeiro petroleiro construído no Nordeste a entrar em
operação, e Zumbi dos Palmares, em fase final de acabamentos.
Os
navios integram o Programa de Modernização e Expansão da Frota da
Transpetro (Promef), que tem investimentos de R$ 11 bilhões na encomenda
de 49 navios e 100 embarcações hidroviárias junto a estaleiros
nacionais. O programa é responsável pelo renascimento da indústria naval
brasileira após uma crise de décadas.
“A
indústria naval brasileira ficou 14 anos sem entregar um único navio ao
Sistema Petrobras. Com o Promef, já são quatro os navios entregues em
um prazo pouco superior a um ano”, diz o presidente da Transpetro,
Sergio Machado.
Na última
quinta-feira (17/01) a Transpetro iniciou as operações do navio de
produtos Rômulo Almeida, construído pelo Estaleiro Mauá, no Rio – o
primeiro navio brasileiro comandado por duas mulheres, a capitã de longo
curso Hildelene Lobato Bahia e a imediata Vanessa Cunha.
Além
do João Cândido e do Rômulo Almeida, já estão em operação os navios
Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, ambos construídos no Mauá. No
Nordeste, o Promef encomendou 30 navios, que viabilizaram a implantação
de um novo polo naval no Porto de Suape, garantindo milhares empregos
dignos para a região.
No novo
polo, foram viabilizados pelo Promef o Estaleiro Atlântico Sul, com
encomenda de 22 navios, e o Estaleiro STX Promar, em implantação, que
vai construir oito navios gaseiros para a Transpetro. As encomendas do
Promef viabilizaram ainda a edificação do Estaleiro Rio Tietê, em
Araçatuba (SP) que está construindo as primeiras das 100 embarcações
para a vertente hidroviária do programa, o Promef Hidrovia. Comboios
formados por quatro barcaças e um empurrador vão transportar etanol pela
Hidrovia Tietê Paraná.
Dragão do Mar
Chefe
jangadeiro e abolicionista, Francisco José do Nascimento – o Dragão do
Mar – recusou-se a desembarcar escravos em Fortaleza, liderando uma
greve que paralisou o mercado negreiro na cidade, nos últimos dias de
janeiro de 1881. Levado, com sua jangada, para o Rio, em um navio
mercante, foi aclamado nas ruas da capital do Império.
Símbolo
da resistência popular cearense à escravidão, foi homenageado pelo
governo do Estado, que mantém o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Penso eu - No navio passado deram o nome de Romulo Almeida. Não disseram quem foi o homem por que não sabiam ou foi desleixo?
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