Herói cearense dá nome a novo navio da Transpetro

Um herói cearense, o Dragão do Mar – como foi chamado o líder jangadeiro e abolicionista Francisco José do Nascimento – dará nome ao terceiro navio construído para a Transpetro no Nordeste. Construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Pernambuco, este petroleiro faz parte de uma série de dez navios do tipo suezmax encomendados ao estaleiro.
Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo – o equivalente à metade da produção nacional – o Dragão do Mar está em fase de edificação no EAS e deve ser entregue à Transpetro no final do ano. Tem as mesmas características dos navios João Cândido, o primeiro petroleiro construído no Nordeste a entrar em operação, e Zumbi dos Palmares, em fase final de acabamentos.
Os navios integram o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que tem investimentos de R$ 11 bilhões na encomenda de 49 navios e 100 embarcações hidroviárias junto a estaleiros nacionais. O programa é responsável pelo renascimento da indústria naval brasileira após uma crise de décadas.
“A indústria naval brasileira ficou 14 anos sem entregar um único navio ao Sistema Petrobras. Com o Promef, já são quatro os navios entregues em um prazo pouco superior a um ano”, diz o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
Na última quinta-feira (17/01) a Transpetro iniciou as operações do navio de produtos Rômulo Almeida, construído pelo Estaleiro Mauá, no Rio – o primeiro navio brasileiro comandado por duas mulheres, a capitã de longo curso Hildelene Lobato Bahia e a imediata Vanessa Cunha.
Além do João Cândido e do Rômulo Almeida, já estão em operação os navios Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, ambos construídos no Mauá. No Nordeste, o Promef encomendou 30 navios, que viabilizaram a implantação de um novo polo naval no Porto de Suape, garantindo milhares empregos dignos para a região.
No novo polo, foram viabilizados pelo Promef o Estaleiro Atlântico Sul, com encomenda de 22 navios, e o Estaleiro STX Promar, em implantação, que vai construir oito navios gaseiros para a Transpetro. As encomendas do Promef viabilizaram ainda a edificação do Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP) que está construindo as primeiras das 100 embarcações para a vertente hidroviária do programa, o Promef Hidrovia. Comboios formados por quatro barcaças e um empurrador vão transportar etanol pela Hidrovia Tietê Paraná.  
Dragão do Mar
Chefe jangadeiro e abolicionista, Francisco José do Nascimento – o  Dragão do Mar – recusou-se a desembarcar escravos em Fortaleza, liderando  uma greve que paralisou o mercado negreiro na cidade, nos últimos dias de janeiro de 1881. Levado, com sua jangada, para o Rio, em um navio mercante, foi aclamado nas ruas da capital do Império.
Símbolo da resistência popular cearense à escravidão, foi homenageado pelo governo do Estado, que mantém o  Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Penso eu - No navio passado deram o nome de Romulo Almeida. Não disseram quem foi o homem por que não sabiam ou foi desleixo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário