Estudantes da Harvard School realizam aula de campo no Bom Jardim e na aldeia Pitaguary

Estudantes e pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e de universidades brasileiras realizam atividade de campo neste domingo, dia 13, pela manhã, na palhoça do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) no Bom Jardim, em Fortaleza, e na aldeia Pitaguary, em Maracanaú. Eles vão trocar experiências sobre a ação comunitária em saúde desenvolvida pelo MSMC através da tecnologia socioterapêutica da Abordagem Sistêmica Comunitária.
 A aula de campo faz parte do curso, que está sendo realizado no período de 7 a 25 de janeiro, com aulas expositivas no auditório do Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede). O curso colaborativo em Saúde Pública, que conta com a participação de 30 estudantes de pós-graduação, dos quais 15 são da Escola de Saúde Pública de Harvard e 15 de universidades brasileiras é coordenado pela professora Márcia Tavares, pró-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além do foco na promoção da saúde, são abordados temas como redução da mortalidade materna e infantil, leishmaniose, HIV/AIDS e tuberculose.
 Entre os palestrantes está Rino Bonvini, médico psiquiatra, professor do curso de medicina da UFC, sistematizador da tecnologia socioterapêutica denominada Abordagem Sistêmica Comunitária. Participam cientistas como Jamie Maguirre e John Rouben David, que pesquisam tuberculose e leishmaniose, respectivamente.
 Também proferem palestras: Márcia de Castro, brasileira e também do corpo docente de Harvard, referência nos estudos sobre malária, Sophia Gruskin, especialista de reconhecimento mundial em Direitos Humanos e Saúde, o pesquisador Rifat Atun, professor da Faculdade Imperial (Imperial College), de Londres, e especialista em redução da mortalidade infantil.
 As aulas, em inglês, serão realizadas na sede do Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários, Fortaleza), até o dia 23. As atividades de campo incluem visitas a serviços de saúde, a organizações não governamentais, a áreas endêmicas para doenças infecciosas do Ceará e a secretarias de saúde. O curso se encerrará com um seminário sobre temas referentes à primeira infância (nutrição, mortalidade etc.), nos dias 24 e 25. Os estudantes que participarão do curso foram selecionados por comitê específico, formado por professores da UFC e de Harvard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário