Eixo Norte da transposição já licitado

A Meta Um Norte da transposição das águas do rio São Francisco, no que se refere à parte do Ceará, já foi licitada. A apresentação das propostas também foi feita e significa a complementação dos serviços entre Cabrobó (Pernambuco) e Jati (Ceará). A informação é de Francisco Teixeira, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. Os recursos são estimados em mais de R$ 700 milhões e os serviços começam ainda este mês. Segundo ele, os trabalhos da Meta Dois Norte no Ceará, já começaram efetivamente, em Jati, e vão se estender a Mauriti e Brejo Santo. “Vamos ter todo o Eixo Norte em obras, em fevereiro, faltando apenas a parte da Construtora Delta”, destacou.
Ele informou que não houve nenhum problema nas licitações e relicitações do Eixo Norte e isso significa que a parte da transposição no Ceará tem condição de seguir em frente, sem qualquer parada. “O Eixo Norte está indo conforme o que foi planejado e, se é assim, tudo indica que no fim de 2014 a água da transposição estará chegando no Ceará”, arrisca. Teixeira assegura que os recursos para todas as áreas da transposição estão garantidos, observando que na hora em que a empresa que está trabalhando na obra apresentar a fatura, o Ministério da Integração realiza o pagamento. Ele disse que o governador Cid Gomes fará, em breve, o lançamento do edital do Cinturão das Águas.
Esta obra, conforme explicou, vai ser muito importante, porque juntando com os trabalhos da transposição, vai ser o canal para receber a água que virá do rio São Francisco. Francisco Teixeira destacou, ainda, que o Cinturão vai receber essa água na barragem que está sendo construída em Jati. E todo esse volume vai circular pela região do Cariri, caindo tanto na barragem do Castanhão, como na barragem do Orós”, disse. E, num segundo momento, chegará também aos açudes que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza – Riachão, Pacoti e Gavião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário