De olho no transporte escolar



Ação conjunta entre Etufor, AMC e IPEM intensifica fiscalização de transporte escolar

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) intensificará a fiscalização dos veículos e condutores de transporte escolar, em ação conjunta com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). A medida, que visa garantir um deslocamento mais seguro às crianças e adolescentes usuários do serviço, acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 8 de fevereiro.
As abordagens serão realizadas prioritariamente no período da manhã, de 6h às 8h, após o desembarque dos alunos nas escolas. Agentes de trânsito e transporte atuarão em parceria com fiscais do Ipem para verificar as condições de trafegabilidade dos veículos de transporte escolar. Serão vistoriados os documentos do carro e do motorista, parte elétrica, além de itens de segurança como pneus, cintos, extintor, fixação de bancos e tacógrafo, instrumento utilizado para medir tempo de direção, velocidade praticada e distância percorrida.
Conforme orientação da Etufor, as blitzes terão caráter educativo. Portanto, o recolhimento ou apreensão do veículo será o último recurso utilizado pelo agente de fiscalização, só devendo ocorrer quando a infração comprometer a segurança dos condutores e passageiros.
Atualmente, 773 veículos compõem a frota de transporte escolar de Fortaleza. Em cumprimento às exigências legais, todos esses carros passam por vistoria ordinária a cada seis meses, mas também podem ser abordados a qualquer momento nas próprias vias pelas equipes de fiscalização da empresa que atuam 24 horas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário