Coluna do blog



Fortaleza já não sorri como antes
E nem venha com estória de ser bem educado no transito, não. Seja, mas se prepare pra levar cotoco de mulher e nome de féla, dos homens. Isso é o mínimo. As pessoas te agridem com tal facilidade e graciosidade, que assusta. Ha uma irritação crônica no ar. E não é coisa de atavismo, não. Fortaleza nunca foi, em muitos e muitos anos, uma cidade irritada, grosseira, zangada. As pessoas param, ou paravam, pra te ajudar. Hoje, se vc. quiser um espaço por um mínimo de tempo a esperar o embarque de uma pessoa sua no Aeroporto, vai ter que aguentar calado, ou estourar com a imponência dos taxistas que se acham professores de Deus. E não fica aí. Políticos se esmurram em público. Ex, mentem descaradamente, como se um dia não se achassem seus malfeitos. Aí, a coisa migra pro interior. Prefeito ladrão fica prefeito até a última hora e mete a mão até depois de perder a eleição. Aos 45 minutos do segundo tempo tinha prefeito roubando em prefeitura além do desmonte, desinteresse, abandono, seja lá o que qui diabos você imagine que seja. Paracuru, Cedro, Ipu, São Gonçalo do Amarante, são cidades que vivem esse drama dantesco. Um inferno que nem Dante imaginaria escrever. Como tudo que bate no bumbo grande ecoa no bumbo pequeno, os sons também voltam. Na véspera do natal, mais precisamente nos dias 19 e 20, a Escola Tereza D"Ana, no Planalto Airton Senna, foi assaltada duas vezes. Na primeira levaram botijões gás, ventiladores, DVDs, essas coisas modernas com as quais se ensinam crianças de 4,5 e 6 anos de idade. Na segunda levaram toda a merenda escolar. Toda, eu disse. Aí, foi feito BO e descoberto que a vigilancia da escola havia sido como que dispensada. No dia 28 os sócios da escola municipal voltaram e levaram o restinho de coisas que aind ahavia por lá. Ta dificil, viu. Aquele sorriso aberto a insegurança fez a gente perder. A irreverência dá lugar ao medo da piaba pronta, da resposta moleca. Fortaleza, ben za Deus, volte a sorrir pra felicidade geral da Nação.

A frase: "Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você;quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada". Filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920).

A diferença é grande
A equipe do prefeito Roberto Claudio garante que Luizianne Lins deixou uma conta de R$ 300 milhões. A equipe da prefeita diz que deixou R$ 282 milhões no caixa.

A verdade vem a cavalo
O prefeito Roberto Claudio disse que em 15 dias divulga o relatório com a situação em que encontrou a prefeitura.

Tudo pelo comércio
Na Palmácia o Prefeito eleito é o Zé da Bodega. O prefeito que perdeu a reeleição é o Claudio do Depósito. Por fora ainda corria o Ildefonso da Mercearia.

Já tem novato
Levando em conta tanta vocação comercial, na Palmácia, já haja alguém pondo na rua um novo nome pra prefeitura: Carlinho da Padaria.

PT não gostou
Depois que perdeu o controle do BNB, o PT não ficou satisfeito com a indicação de um ex-servidor do Governo Jereissati para a assessoria de imprensa. E olhe que o PT, recentemente se juntou ao PSDB do dr. Tasso. 

Complexo de vira lata
Dizia Nelson Rodrigues, quando o Brasil ganhou a primeira copa do mundo de futebol que havíamos perdido o complexo de vira latas.

Lembra o Narcélio Limaverde
O Ceará conhecido como um lugar onde tudo era o melhor do norte e nordeste, também perdeu; agora tem coisas como melhor do mundo. Tá nas folhas.
Paradão (Nota da foto)
No dia 24 de dezembro passado, o Metro do Cariri parou. Prometeram que voltaria a circular dia 13 próximo. Um longo período de revisão para que as coisas continuem funcionando bem.Dizem.

Avanço na área do DNOCS
Criada para o desenvolvimento do Vale do São Francisco, a Codevasf incluiu não só o Piauí, mas também o Maranhão na gambiarra. Era um sonho antigo, rebatido por Vicente Fialho quando Ministro.

Sossega leão
Pra acalmar a ansiedade da Codevasf, Fialho recuperou o DNOS que fez as vezes do DNOCS nos dois Estados aí citados.Como o DNOCS é terminal...

Aliás...
Ainda em Palmácia, numa dessas secas malucas quando o DNOCS era alguma coisa, isto é, no tempo do IFOCS, ganhou um dos pequenos açudes que resolveram as emergências durante anos a fio.

Mesmo sendo serra...
Palmácia sofre com a falta dágua. O açude, abandonado pelo DNOCS está sendo aterrado pra neguim fazer casa no seu entorno. Enquanto isso a cidade só tem água de 3 em 3 dias e muito carro pipa. Que horror!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário