CASA DA ESPERANÇA NÃO RECEBE REPASSES DA SMS DESDE OUTUBRO


O dinheiro sumiu na Secretaria de Saúde de Fortaleza quando o PT estava no poder.
Os pais e funcionários da Casa da Esperança realizaram assembleia nesta sexta feira, 25, às 10h, em sua sede, para decidir o que fazer. Há quatro meses, a entidade não recebe os repasses dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e vai ter suspender suas atividades. Referência internacional no tratamento e estudo do Autismo, a Casa funciona como Núcleo de Atenção à Saúde, credenciada pelo SUS, para realizar procedimentos de média e alta complexidade, de acordo com a Portaria/GM n. 1.635 de setembro de 2002, do Ministério da Saúde (MS). O atendimento oferece serviço de acompanhamento a mais de 400 pacientes com transtorno mental e autismo, através de estimulação neurossensorial.
 O problema é que os recursos saíram do MS e não chegaram à Casa da Esperança, nos últimos meses de 2012. Contatos da direção da entidade com a nova administração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não obtiveram resultados. A secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, reconhece a dívida e a importância social da Casa, mas afirmou à Diretora Clínica, médica Fátima Dourado, que não sabe quando poderá fazer o repasse. Enquanto isso, mais de 150 funcionários estão sem receber, além da falta de recursos para a compra de alimentos para as refeições e vale transporte dos funcionários. O presidente da entidade, psicólogo Alexandre Costa, afirma que se o recurso não chegar nos próximos dias, a Casa será obrigada a suspender suas atividades e deixar 400 autistas em casa, sem atendimento.
 As consequências para o tratamento dos pacientes da casa são graves. Graças ao credenciamento com o SUS, através da SMS, a quase totalidade dos procedimentos realizados pela organização, pode ser feita de forma pública e gratuita. Mas o núcleo recebe pacientes de todo o país, em busca de diagnóstico e tratamento. Atende atualmente mais de 400 pessoas com autismo em regime intensivo, de quatro ou oito horas e realiza mais de mil procedimentos ambulatoriais diariamente. E a fila de espera é grande!
 Os cuidados necessários com os portadores do Autismo obrigam a entidade a manter uma equipe numerosa, formada por profissionais que desenvolvem atividades variadas, como médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores e agentes terapêuticos.


Mais informações:
Casa da Esperança – Rua Francílio Dourado, 50 – Água Fria (por trás do Hiper Bom Preço da Washington Soares)
Alexandre Costa (presidente) - 8196-3043

Sugestão do blog: Faz um BO. Chama a Policia  Federal. Liga pros Bombeiros. Telefona pro Bispo. Enreda no Paulo Oliveira.  Faz um artigo no jornal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário