A noite de Washington está molhada de chapanhe e glamour

Caminhar na noite de deste sábado por Washington foi fazê-lo entre vestidos de festa, smokings e saltos altos, pois cidadãos de todo o país começam a se concentrar na cidade para comemorar em grande estilo a posse de Barack Obama.

Sem importar a ideologia política, milhares de pessoas começaram a peregrinar para a cidade para participar das festas que acompanham a segunda posse do democrata, em um tipo de homenagem à democracia banhado em champanhe e lantejoulas.

É o caso de Enjady, que viajou com seu marido desde Mescatero, no estado do Novo México, para comparecer à maioria dos atos que pipocam estes dias na capital.

"Surgiu a oportunidade e dissemos que devíamos aproveitá-la. Ver cheio de gente o National Mall - os jardins que unem o Capitólio com o Obelisco de Washington onde Obama jurará seu cargo na segunda-feira - é impressionante", disse à Agência Efe Erica na festa que esta noite realizava a Associação do Estado do Novo México

Rodeada de mulheres vestidas de longos e alguns homens com chapéu típico desse estado, Erica confessa estar emocionada por ter vindo à capital e poder participar "deste momento histórico".

A música ao vivo tocava no fundo enquanto os garçons não paravam de encher as taças dos presentes que, sempre com vestimentas de gala, percorriam de um lado para outro o Instituto Carnegie, onde aconteceu a festa, a apenas algumas ruas da Casa Branca.

Andrea Coleman vive na Carolina do Norte, mas sua irmã vive em Washington e também não quis perder a oportunidade de comparecer a esta festa, embora não viva no Novo México.

"Fomos lá ao instituto quando éramos adolescentes, meu pai era militar e estava destinado para lá. Portanto quando soubemos quisemos vir à comemoração do Novo México para nos reencontrarmos com alguns amigos", explicou à Efe Andrea, que, sentada em uma das escadas do edifício, já reclamava de seus saltos.

Da mesma forma que a maioria dos presentes à festa, ela veio de fora da cidade, precisamente de Greensboro, "só para a posse".

"O povo quer se unir no esforço que tudo melhore neste país, por isso há republicanos e democratas festejando tudo isto. É uma alegria estar aqui, uma ocasião única", acrescenta Andrea.

Da mesma forma que a festa da Associação do Estado do Novo México, muitos dos estados terão suas próprias comemorações, com música ao vivo e em alguns casos com convidados de gala.

A atriz Eva Longoria apresentará a grande festa latina no domingo no Kennedy Center, com convidados como José Feliciano, Rita Moreno, Chita Rivera, Melanie Griffith, George López e Robert Rodríguez, cuja entrada custa US$ 300 e que busca impulsionar o entusiasmo pela política dos hispânicos que votaram em Obama em novembro.

O rapper Will.i.Am vai participar de vários eventos lúdicos e cantou neste sábado na festa Ourtime, onde também esteve o cantor John Legend, Flo Rida e Common, além da atriz Jessica Alba.

Na cidade da política não podia faltar uma reunião de diplomatas, que acontecerá na segunda-feira, em uma festa de arrecadação de fundos para uma boa causa, como a dedicada a ajudar os afetados pela tempestade "Sandy" que varreu o noroeste do país em novembro.

Não falta glamour às opções públicas, mas os verdadeiros sortudos serão os 4.000 militares e veteranos que mudarão o uniforme por um smoking para dançar na segunda-feira, junto com Obama, ao ritmo de Katy Perry, Smokey Robinson, Stevie Wonder e Marc Anthony.

Com agencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário