O
governador Cid Gomes inaugurou nesta sexta-feira (28) a II Etapa da Linha Sul
do Metrô de Fortaleza, que liga Estação Parangaba a Estação Benfica, definida
como a primeira parada da área central da Capital. Com a inauguração, o Metrô
passa a funcionar em operação assistida da Estação Carlito Benevides, em
Pacatuba, até a Estação Benfica, o que totaliza três municípios beneficiados,
já que o trajeto compreende ainda Maracanaú. “Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba
têm juntas uma população de mais de 3 milhões pessoas, que precisam se deslocar
diariamente para trabalhar, estudar e se divertir. O que a gente tem visto é um
número crescente de carros novos na cidade, o que gera engarrafamentos. Hoje,
estamos colocando em prática projetos de mobilidade urbana pensados há mais de
20 anos, e fazendo novos projetos para que os cearenses tenham como se
transportar e assim garantir mais tempo com a família e qualidade de vida”,
disse Cid Gomes.
Com a inauguração da II Etapa, a Linha
Sul alcança 20 quilômetros, os quais serão percorridos em 33 minutos. Assim
como na inauguração da I etapa, no mês de junho passado, a II etapa passará
também pela operação assistida. Ela consiste em testes operacionais com
passageiros realizados de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8 horas e 12
horas. Nesse período, a cada 20 minutos é feita uma viagem de teste,
transportando, gratuitamente, até 890 pessoas por vez, dependendo da composição
de trens que estiver sendo usada (variando de três a seis carros,
respectivamente). Para o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, “a
data marca mais uma etapa da transformação da estrutura de mobilidade urbana da
Região Metropolitana de Fortaleza”. Neste fim de semana, os trens italianos que
fazem o percurso estarão em exposição na Estação Benfica das 10 horas às 22
horas.
O Governador assegurou que ainda neste
ano a III Etapa do Metrô de Fortaleza, que liga a Estação Benfica a Estação
Central Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, será inaugurada. Em 2013, o
Governo do Estado colocará o Metrô de Fortaleza em operação comercial. A
expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena
entre todos os modais de transporte, que tem via de 24,1 km de extensão em via
dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. O secretário da Infraestrutura, Adail
Fontenele, destacou que a Estação Benfica, inaugurada nesta sexta-feira (28), é
a primeira estação subterrânea das regiões Norte, Nordeste e Sul do País.
“Ainda mais importante que inaugurar uma obra como essa, é vê-la funcionando em
sua totalidade e aliada aos demais meios de transporte público. Isso vai
transformar muito a vida das pessoas para melhor”, ressaltou o Secretário.
Ao todo, a Linha Sul contempla 20
estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú;
Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara);
Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel
Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes,
Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga
Lagoinha); e Central – Chico da Silva. Em sua totalidade, o Governo do Estado,
em parceria com o Governo Federal, estão investindo cerca de R$ 1,8 bilhão.
VLT
Parangaba-Mucuripe e Linha Leste
Na ocasião o Governador Cid Gomes se
comprometeu em garantir ainda mais investimentos para o setor de mobilidade,
através do projeto do Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, que atravessa 22 bairros, e
deve transportar diariamente cerca de 100 mil fortalezenses. O projeto prevê,
dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada
(Parangaba), a do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o
terminal) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese,
Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Os
modelos constam do material descritivo. “Não vamos parar só nisso”, destacou
Cid Gomes.
Segundo ele, o Governo do Estado tem o
projeto de construir a Linha Leste do Metrô. Orçada em cerca de R$ 3,5 bilhões,
sendo R$ 2 bilhões assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC
Mobilidade), a linha terá 12 estações, sendo 11 subterrâneas e uma em superfície,
com traçado de 12,4 quilômetros de extensão. A obra deve ser iniciada em junho
de 2013, quando os primeiras tuneladoras chegam ao Ceará. Esses equipamentos
também chamados de “shield”, trabalham apenas no subterrâneo, causando o menor
impacto. A obra fará a ligação entre o
Centro de Fortaleza, partindo da estação Chico da Silva, até o Fórum Clovis
Bevilaqua, no bairro Edson Queiroz. Quando pronta, serão cerca de 400 mil
pessoas sendo transportadas diariamente. “Fico muito feliz de estar a frente do
Governo do Estado quando esses avanços estão sendo entregues a população. É
muito gratificante pra mim. Tenham certeza que cada detalhe de uma obra eu
cuido pessoalmente”, agradeceu Cid Gomes à população.
Finalizando a solenidade, Cid Gomes
agradeceu a presença da população e pediu que eles cuidem dos equipamentos. “Vamos nos conscientizar
para que os equipamentos sejam bem tratados e os espaços sejam cuidados, para
que de fato a população sejam os grandes beneficiários desses investimentos”,
pediu Cid Gomes.