Qum te viu e quem te vê


Os prefeitos eleitos assumirão os mandatos em 1º de janeiro de 2013. O Portal do PSDB traz uma série de matérias de serviço com datas e horários das cerimônias dos tucanos em cidades com mais de 200 mil ele itores. Confira abaixo.

Teresina (PI) – Firmino Filho
Posse: 01.01, às 17h, no Tribunal de Justiça Federal
O tucano está no PSDB desde o início de sua vida pública. Economista pela Universidade de Illinois (EUA), é casado com Lucy e pai de três filhos. Quando venceu sua primeira eleição para a prefeitura de Teresina, em 1996, Firmino tinha apenas 33 anos, o que fez dele um dos prefeitos de capital mais jovens do Brasil. Três anos antes, fora nomeado secretário de Finanças da prefeitura, quando iniciou sua vida pública. Sua passagem pe lo executivo local teve como um de seus principais marcos as ações em defesa das crianças e adolescentes. Projetos para a educação e combate à violência renderam o prêmio Prefeito Criança, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundação Abrinq.

Pelotas (RS) – Eduardo Leite
Posse: 01.01, às 16h, na Praça Coronel Pedro Osório
Nascido no dia 10 de março de 1985 em Pelotas, Eduardo Leite, 27 anos, começou cedo na política. Caçula de uma família de três irmãos, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, recebeu mais de 2.900 votos ao se candidatar pela primeira vez ao cargo de vereador, com apenas 19 anos, em 2004. Depois disso, o tucano foi convidado para atuar como oficial de gabinete na Secretaria Municipal de Governo, ocupando a Secretaria Municipal de Cidadania , tornando-se o secretário mais jovem da história pelotense. Com a posse de Fetter Júnior (PP) na prefeitura, Eduardo assumiu a chefia do gabinete do prefeito, cargo que ocupou até assumir o segundo mandato na Câmara, como o segundo vereador mais votado do PSDB gaúcho.

Betim (MG) – Carlaile Pedrosa
Posse: 01.01, às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo de Betim
Carlaile Pedrosa recebeu 135.797 votos na eleição de outubro, o que fez dele o prefeito mais votado da história da cidade. Ele ocupou o cargo também entre 2001 e 2008. Em 2010, foi eleito deputado federal com mais de 128 mil votos. Ocupou a secretaria de Estado de Esportes e a vice-presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).

Maceió (AL) – Rui Palmeira
Posse: 01.01, às 16 horas, no Centro de Convenções de Maceió
Nascido em 13 de setembro de 1976, Rui Soares Palmeira, 36 anos, é natural de Maceió. Casado e pai de uma filha, o advogado estreou na vida pública em 2006, ao se eleger deputado estadual. Em 2011 assumiu o mandato de deputado federal pelo PSDB, sendo o candidato mais votado na capital, com cerca de 70 mil votos, e o parlamentar alagoano mais jovem na história da Câmara. O tucano foi responsável por projetos como o que amplia a divulgação e proporci ona maior condição de fiscalização popular ao Programa Bolsa Família e a emenda à Medida Provisória que torna possível a recuperação de bibliotecas públicas afetadas por desastres naturais. Indicado pela revista Veja em 2011 como um dos 20 deputados federais mais importantes do Congresso.

Taubaté (SP) – Ortiz Júnior
Posse: 01.01, às 16h, no Ginásio da Associação Taubaté
Aos 38 anos, Ortiz Júnior é formado em Direito, com cursos de pós-graduação em Direito Público, Gestão Ambiental, Direito Administrativo e Gerência de Cidades. Recebeu 78.029 votos no primeiro turno, o que equivale a 48,7% dos votos válidos – seu adversário no segundo turno foi escolhido por somente 40.869 eleitores. A bancada de vereadores da coligação – que inclui 14 partidos – será a maior da C âmara de Vereadores a partir de 2013. Entre as propostas para a cidade constam o ensino em período integral e a criação de uma “comissão de mães” responsáveis pela fiscalização da qualidade da merenda servida nas escolas públicas.

Manaus (AM) – Arthur Virgílio
Posse: 01.01, às 19h, auditório da Prefeitura Municipal
Casado e pai de quatro filhos, o diplomata formado pelo Instituto Rio Branco começou desde cedo na vida pública: foi líder estudantil e crítico da ditadura militar. O tucano foi um dos maiores defensores da Zona Franca, que possibilitou a geração de milhares de empregos para o povo manauense no distrito industrial. Virgílio também foi um dos líderes do governo Fernando Henrique na Câmara, ocupando o cargo de Ministro-Chefe da Secretari a-Geral da Presidência. Em 2002 elegeu-se senador, tornando-se líder da bancada do PSDB no Senado e um dos críticos mais firmes do governo Lula. Foi apontado consecutivamente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso.

Sorocaba (SP) – Antônio Carlos Pannunzio
Posse: 01.01, às 10h, na Câmara Municipal
Aos 69 anos, o engenheiro metalúrgico Antonio Carlos Pannunzio tem uma ligação umbilical com Sorocaba. O pai do candidato do PSDB à prefeitura da cidade, Armando Pannunzio, foi prefeito por duas vezes nas décadas de 60 e 70 e teve papel fundamental do desenvolvimento econômico e industrial da região. Pannunzio segue os passos paternos. Ele começou sua carreira pública como secretário de Serviços Públicos em 1987. Dois ano s depois, elegeu-se prefeito e, em 1995, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, onde permaneceu por 16 anos. Na época, chegou a ser vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso na Casa.

Belém (PA) – Zenaldo Coutinho
Posse: 01.01, às 17h, na Câmara de Vereadores
O tucano recebeu 237.252 votos válidos no primeiro turno, o que equivale a 30,67%. O estado foi um dos seis onde o partido alcançou o maior número de votos, elegendo prefeitos em 32 municípios. Apoiado pelo governador do estado, Simão Jatene (PSDB-PA), Zenaldo teve a saúde como o foco de sua campanha. A área é apontada pela população como um dos principais problemas de Belém. No executivo também quer priorizar aç& otilde;es para estimular o turismo e a sustentabilidade, além de promover melhorias na educação, segurança e infraestrutura.

Blumenau (SC) – Napoleão Bernardes
Posse: 01.01, às 17h, na Câmara de Vereadores
O advogado Napoleão Bernardes, 30 anos, é militante do PSDB desde os 16. Aos 17, tornou-se presidente da Juventude do partido. Assim, iniciou sua trajetória na vida pública, candidatando-se, no mesmo ano, para a Câmara de Vereadores de Blumenau. Concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito da cidade natal, passando para o segundo turno em primeiro lugar, com 71,7 mil votos, o equivalente a 38,7% do total válido. Entre os tópicos do plano de governo apr esentado por Napoleão Bernardes estão a área de habitação, com projetos de revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos, para adequá-lo às necessidades de intervenção nos assentamentos precários, e a promoção dos projetos habitacionais do desenvolvimento social nas comunidades, incluindo oportunidades de geração de renda na região.

Jaboatão dos Guararapes (PE) – Elias Gomes
Posse: 01.01, às 16 horas, no Pátio da Prefeitura
Elias Gomes tem 60 anos e está na vida pública desde 1976. Foi vereador em Cabo do Santo Agostinho (PE), onde também elegeu-se prefeito por três ocasiões. Foi também deputado estadual, administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha e secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.

Santos (SP) – Paulo Alexandre Barbosa
Posse: 01.01, às 17 horas, na Câmara Municipal de Santos
Paulo Alexandre Barbosa tem 33 anos, é advogado e exerce atualmente seu segundo mandato como mandato estadual – cargo para o qual foi o mais jovem a ser eleito, em 2006. Foi secretário-adjunto de Educação do Estado de São Paulo, secretário de Desenvolvimento Social e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, posto que ocupava até se desincompatibilizar e oficializar sua candidatura à prefeitura de Santo s.

Campina Grande (PB) – Romero Rodrigues
Posse: 01.01, às 15 horas, no Teatro Municipal Severino Cabral
O engenheiro agrônomo Romero Rodrigues, 46 anos, foi vereador por quatro mandatos. Em 2004, foi o mais votado do estado. Em 2006, foi além. Tornou-se deputado estadual com recorde histórico na cidade. Também atuou na Secretaria da Interiorização do Estado, entre 2007 e 2008, e, depois, na chefia da Casa Civil do Governo da Paraíba, entre 2008 e 2009. No ano seguinte, foi eleito deputado federal, sagrando-se, novamente, campeão de votos em Campina Gr ande.

Franca (SP) – Alexandre Ferreira
Posse: 01.01, às 15 horas, Câmara de Vereadores
O médico veterinário e professor universitário Alexandre Ferreira tem mestrado em promoção da saúde e pós-graduação em gestão pública. Disputou, em 2012, sua primeira eleição, apoiado pelo atual prefeito Sidney Franco da Rocha – cujo trabalho é aprovado por 90% da população. Como secretário municipal de Desenvolvimento e Saúde, executou ações como o projeto Re médio em Sua Casa, que possibilitou a entrega de medicamentos a pessoas com deficiência física. Também foi o responsável pela informatização do sistema de marcação de consultas e exames.

Ananindeua (PA) – Manoel Pioneiro
Posse: 01.01, às 15h, no Seminário Pio X
Manoel Pioneiro é atualmente o presidente da  Assembleia Legislativa do Pará. Foi prefeito de Ananindeua entre 1997 e 2004. Iniciou a vida pública como vereador da cidade, em 1988.

Piracicaba (SP) – Gabriel Ferrato
Posse: 01.01, às 10h, na Câmara Municipal
Eleito para o cargo no primeiro turno, com 74% dos votos válidos – a maior votação proporcional recebida por um candidato do PSDB nas cidades com mais de 200 mil eleitores -, o administrador de empresas Gabriel Ferrato  substituirá o ex-ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso, Barjas Negri (PSDB), à frente da cidade desde 2004 e que deixará o mandato com aprovação de quase 80% da população. Aos 61 anos , mestre em Administração de Empresas e Saúde Pública, doutor em Economia, Ferrato foi secretário municipal de Educação e secretário estadual de Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário